Divulgação
Os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet (PT) participaram nesta sexta-feira (23) de uma reunião para discutir a criação de Área de Livre Comércio de Corumbá (ALC) e da Universidade Livre da América Latina. O evento aconteceu no Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Corumbá.
Estiveram presentes nas discussões, empresários, integrantes dos movimentos sociais, alunos e professores da UFMS, que debateram a importância da ALC para Corumbá, que poderá ter benefícios fiscais e tributários para estimular o desenvolvimento do munípio por ser uma “cidade gêmea”, ou seja vizinha das cidades bolivianas de Porto Suarez (BOL) e Porto Quijaro (BOL).
O conceito de cidades-gêmeas, foi criado pelo Ministério da Integração em lei em 2014, e reconhece municípios situados na linha de fronteira, seja seca ou fluvial, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural.
UFMS
Outro tema debatido na reunião foi a criação da Universidade Aberta da América Latina ou Universidade da Fronteira, que seria um desmembramento da UFMS para criação de uma nova universidade, que tenha como objetivo a integração dos países latino-americanos, assim como foi criada Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu (PR).
Os deputados ainda trataram com os diretores do Campus da UFMS a implantação do curso de Medicina no campus e a construção de moradias estudantis e restaurantes universitários.
Agenda dos parlamentares terminou na comemoração do São João de Corumbá.

Por corumbaonline