Dentre os 258 registrados como candidatos ao cargo de vereador de Corumbá, 22 não terão os seus nomes e imagens inclusos na urna eletrônica, tampouco o seu número terá validade para a sigla do seu partido. A situação negativa da maioria dos candidatos é resposta da Justiça Eleitoral a irregularidades informadas no registro da candidatura, contudo, há também uma parcela desistente.

Inicialmente, todos candidatos são cadastrados no Sistema de Candidaturas e ao longo dos dias o status de cada qual é alterado. Caso esteja com a situação regular perante o sistema a situação do candidato é de Consta Da Urna, do contrário é Não Consta Da Urna.

Entretanto há ainda o caso de candidatos que entraram com recurso contra a decisão judicial primária e enquanto aguardam o julgamento garantem a condição de Consta.

Até o momento de publicação desta matéria, são:

Deferidas: 229 candidaturas em situação regular, com dados e documentações completas e pedido já julgado pela Justiça Eleitora.
Indeferidas com Recurso: 5 candidaturas irregulares que interpuseram a decisão de indeferimento.
Pendentes de Julgamento: 2 candidaturas que ainda não foram apreciadas pelo Sistema.
Indeferidas: 13 candidaturas com irregularidades no pedido inicial.
Renúncias: 8 desistências já homologadas pela Justiça Eleitoral.
Pedido Não Reconhecido: 1 candidatura que não será apreciada pelo Sistema.

Quanto a situação dos 6 candidatos a cadeira do chefe executivo municipal, 5 possuem a candidatura deferida enquanto um aguarda um último julgamento (sob o status de indeferido em julgamento).

*Com informações públicas oficiais do TSE.

Por Maria Eduarda Metran