Marcadas para o dia 2 de outubro, um domingo, as eleições para presidente, governador, senador, deputados federal e estadual. Em Corumbá, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alterou locais de votação da 50ª zona eleitoral, inclusive de Ladário.

Para evitar transtornos, a vereadora Raquel Bryk sugeriu na sessão de ontem, segunda-feira, 22, uma ampla divulgação em relação às alterações, para melhor informar o eleitor sobre as mudanças ocorridas.

O pedido foi feito por meio de uma indicação em que solicita à Câmara, envio de expediente do Tribunal Regional Eleitoral de Corumbá, para evitar qualquer tipo de problema.

“Com a proximidade das eleições, temos uma atenção maior da população em torno do pleito a ser realizado. Por isso mesmo sugerimos que a divulgação seja realizada nas portas dos locais que tiveram alteração por meio de cartazes, som volante na região da alteração, bem como através da tv, rádio e internet”, destacou.

“A ampla divulgação e o conhecimento da população poderão evitar que haja uma grande abstenção, garantindo a participação do maior número de pessoas no fortalecimento da democracia”, acrescentou.

MUDANÇAS

O pedido de Raquel se deve ao fato da extinção de alguns locais de votação foram extintos e outros transferidos. Um dos locais extintos foi a Casa de Artesão. Assim, os eleitores vão votar na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho.

O mesmo acontece com quem votava na Creche Maria Candelária Pereira Leite e Escola Estadual Rotary Club, transferidos para o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Já com a extinção da sessão da SSCH (Quadro de Corumbá), os eleitoras vão votar na sede do INCRA.

Outro local de votação que acabou foi o da Extensão São Gabriel, com os eleitores passado a votar na

Na área rural, o local de votação da Extensão São Gabriel, no assentamento São Gabriel, foi extinto e os eleitores votarão na extensão da Escola Rural Carlos Cárcano, no assentamento Mato Grande.

Em Ladário, quem votava na Casa da Cidadania, passam a votar no CEMEI Neusa Assad de Malta. Já os eleitores das seções 144, 149 e 160, que antes votavam na Escola 2 de Setembro, votarão na Escola Municipal 17 de Março, e os das seções 100, 103, 104 e 158, que antes votavam na Escola São Miguel, votarão na Escola Francisco Mendes Sampaio.

INFORMAÇÕES

Por outro lado, a vereadora está solicitando informações junto à Prefeitura de Corumbá, sobre o Programa Pró Cidades, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que contemplou o Município com mais de R$ 83 milhões, conforme publicação no Diário da União de 11 de agosto de 2022.

Dessa forma, Raquel apresentou um requerimento em regime de urgência, o envio de cópias dos projetos das obras a serem realizadas; período de execução, início e término de cada fase; valores estimados de cada projeto, e quais as fases de execução do programa, “lembrando que pelos prazos da Lei 12.527/2011, o não cumprimento importa em crime de responsabilidade do prefeito, nos termos do DL 201/67, Art. 1º, XIV”, ressaltou.

EMENDA

A vereadora está ainda pedindo informações em relação à aplicação de recursos oriundos de emenda parlamentar individual do deputado Evander Vendramini, destinado a aquisição de insumos e medicamentos para a castração de cães e gatos no município.

“Os recursos foram pleiteados junto ao deputado pelo GAPA e a emenda foi paga fundo a fundo pela Secretaria Estadual de Saúde à Prefeitura de Corumbá. Caso o recurso tenha sido utilizado, solicito cópia da licitação de compras, notas de empenhos e recibos de pagamento”, reforçou.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador

Sair da versão mobile