A Sessão Solene realizada ontem, terça-feira, 7, na Câmara Municipal de Corumbá alusivo ao Dia Internacional da Mulher, foi marcada também pela posse das integrantes da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Corumbá, para o biênio 2023/2024.

A cerimônia foi dirigida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), que empossou como procuradora a vereadora Raquel Bryk, e as servidoras Ednir de Paulo, 1ª Procuradora Adjunta; Iolanda Victório da Silva Filha, 2ª Procuradora Adjunta, e Nereide Moreira de Araújo, 3ª Procuradora Adjunta.

A Procuradoria da Mulher foi criada em julho de 2021, por meio de Projeto de Lei de autoria da vereadora Raquel, como forma de valorizar cada vez mais o papel da mulher em todos os segmentos da sociedade.

Trata-se de um órgão independente formado por procuradoras vereadoras/servidoras, sem vínculo com outro órgão da Casa de Leis. Na oportunidade, Bira lembrou que a Procuradoria conta com o suporte técnico de toda a estrutura do Poder Legislativo corumbaense, e que “é uma importante ferramenta de contribuição para a efetivação de políticas públicas de igualdade, combater a violência e a discriminação contra as mulheres, qualificar os debates de gênero nos parlamentos, além de receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias e anseios da população.

CONQUISTA FEMININA

A vereadora e procuradora Raquel Bryk destacou que o órgão é “mais um espaço de poder, mais uma conquista feminina”, Lembrou o ano de 2021 quando apresentou o Projeto de Lei e que foi prontamente atendida pelo presidente na época, Roberto Façanha, e contou com apoio de todos os vereadores da Casa de Leis.

Agradeceu Façanha, assim como o atual presidente Bira que entendeu a necessidade da continuidade dos trabalhos, e manteve a Procuradoria em plena atividade. Disse que a Procuradoria da Mulher procura deixar um legado “para as próximas, próximas e próximas mulheres que eu quero ver sentada nestas cadeiras, para que a gente realmente fale de igualdade, fale de olho no olho, que nós estamos buscando essa igualdade de gênero e conquistando”, comentou.

Citou que a ideia é trabalhar em parcerias, principalmente com a pasta de Assistência Social e Cidadania, sempre comprometida com as políticas públicas para as mulheres, “para que nós possamos somar esforços para atender as meninas e mulheres da nossa Corumbá”.

Por Assessoria de Comunicação da Câmara