A instalação de telas no entorno da captação de água bruta do Rio Paraguai, em Corumbá, foi sugerida na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 23, da Câmara Municipal, pelo vereador Luciano Costa. O pedido foi direcionado ao governador Reinaldo Azambuja e à direção da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), como forma de evitar entupimentos no duto, comprometendo o abastecimento de água na cidade.

“Na semana passada a Sanesul anunciou investimentos de R$ 5,4 milhões na construção de dolfins para proteção da estação de captação da Sanesul, no Rio Paraguai. Isso é importante para proteger a estrutura contra colisões, mas é necessário também proteger o duto de captação, evitando entupimentos provocados por baceiros, o que compromete o abastecimento de água na cidade”, comentou o vereador.

Dessa forma, Luciano está sugerindo ao governador Reinaldo Azambuja, bem como ao deputado estadual Evander Vendramini; ao diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, e ao gerente de Sistemas de Abastecimento de Água, Elthon Santos Teixeira, a inclusão as telas de proteção no projeto lançado na semana passada, visando a construção dos dolfins, que são blocos de concreto de proteção da estrutura contra colisões.

“As telas no entorno do duto de captação são importantes para evitar entupimento do sistema. Esse é um problema que ocorre com certa frequência, provocando interrupção do abastecimento de água na cidade”, reforçou, acentuando que, para retirada a retirada dos baceiros só ocorre após intervenção de mergulhadores. “As telas vão evitar que isso ocorra”, completou.

A sugestão de Luciano Costa foi enaltecida pelos demais pares do Poder Legislativo como o vereador Domingos Albaneze Neto. O edil lembrou ainda que a construção dos dolfins é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2017, quando da realização de uma audiência pública sugerida por ele, justamente para tratar da questão de proteção dos pilares de sustentação das pontes na região pantaneira, especialmente no Rio Paraguai.

“A construção de dolfins na ponte de captação de água bruta do Rio Paraguai foi um dos assuntos abordados na audiência, e ficamos feliz em saber que a Sanesul vai investir nessa obra, para evitar um desastre maior, como colisões, o que pode causar danos maiores à captação”, celebrou. “Esperamos que outros órgãos públicos façam o mesmo, principalmente em relação à ponte sobre o Rio Paraguai, na região do Morrinho, BR 262”, cobrou.

Por corumbaonline