A criação de um Portal da Transparência exclusivo para publicidade e prestação de contas sobre as verbas públicas recebidas e destinadas às ações de combate ao Covid-19, foi sugerida pelo vereador Haroldo Cavassa à Prefeitura de Corumbá, durante sessão do Poder Legislativo corumbaense de terça-feira, 28 de abril.

A iniciativa, conforme ele, visa manter a comunidade informada sobre as medidas tomadas pelo Poder Executivo e Legislativo na prevenção e  controle das ações de enfrentamento além de informar a comunidade sobre os cuidados na prevenção à doença com total transparência nas ações de controle e prevenção.

“Isso já está ocorrendo em cidades brasileiras e terá também a missão de reunir  informações quanto aos atos oficiais da Prefeitura, mobilizações e informações úteis como os atendimentos remotos por meio de telefones úteis”, comentou.

Haroldo destacou que o Portal da Transparência, único e exclusivo, “será uma forma de prestar contas dos investimentos aos planos de contingência, estratégias, aquisição de aparelhos médicos/hospitalares e compra de medicamentos em relação ao combate e enfrentamento ao novo coronavírus em Corumbá, uma vez que no site da Prefeitura não contém qualquer informação ou atualização em relação a esta questão”.

A solicitação foi direcionada ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, com cópias ao prefeito Marcelo Iunes. Reiterou que, dessa forma, o Município vai manter a população informada sobre o  comportamento da pandemia em território corumbaense, emitindo  boletins diários sobre as possíveis ocorrências ou suspeitas.

“Além disso, nesse espaço, a população encontrará um mecanismo de contato direto com os órgãos de controle no sentido de inibir aglomerações  e funcionamento irregular de determinados estabelecimentos durante períodos de quarentena, bem como tornar público e acessível ao alcance do todos os interessados, informações em relação aos investimentos empregados no enfrentamento da pandemia.

Máscaras

Ainda na sessão de ontem, Haroldo Cavassa reforçou à Prefeitura, a necessidade de uma campanha de orientação junto à população em relação à importância do uso das máscaras e seu correto descarte em comunidades, durante os cuidados em casa e também nas ruas.

Explicou que, em alguns casos, as medidas essenciais de higiene, uso e descarte, não ocorrem de forma correta, contribuindo para contínua manifestação do vírus e prejudicando claramente o controle dos individuas infectados e a prevenção das pessoas saudáveis.

“Em alguns pontos de Corumbá já é possível ver o descarte incorreto do material, podendo ser encontrado nas ruas, terrenos e em bancos das praças, de fácil acesso às crianças e até pessoas em situação de rua”, reiterou.

Impactos psicológicos

O vereador Haroldo Cavassa está também solicitando às pastas de Saúde e de Assistência Social, a instituição de um meio de comunicação para atendimento à população em geral por psicólogos, sobre a pandemia do Covid-19, no sentido de minimizar os impactos psicológicos causados pelo isolamento social, desemprego, a incerteza do futuro por conta da doença.

“Tudo isso tem afetado psicologicamente as pessoas que se encontram angustiadas, com medo e ansiosas. Por isso estamos pedindo a criação de uma equipe de psicólogos com objetivo de oferecer suporte e acolhimento psíquico a população, através de telefone ou alguma mídia social”, observou.

“Nosso objetivo é que possamos vencer essa pandemia, com todos os protocolos de higienização, afastamento necessários, mas, acima de tudo, precisamos cuidar do emocional da população que está com toda a sua rotina de vida alterada, e sabemos como isso tudo tem sido assustador”, citou.

Integração

Outro assunto tratado pelo vereador em relação à pandemia do novo coronavírus, foi relação ao estabelecimento de parcerias visando reforçar as ações de combate à pandemia Covid-19. Dessa forma, Haroldo sugeriu ao secretário municipal de Segurança Pública, Edson Panes de Oliveira Filho, a realização de um trabalho integrado com as forças militares, “no enfretamento ao isolamento social e ao toque de recolher que, insistentemente, a população no geral ainda insiste em desrespeitar”.

Haroldo sugeriu eu seja estabelecida uma parceria com o Comando Militar do Oeste, para que o Exército reforce as ações na cidade, atuando ao lado da Polícia Militar e das equipes da Prefeitura responsáveis pelo trabalho, “suprindo assim a falta de um número maior de pessoas para ampliar as ações e rondas ostensivas, permitindo maior abrangência e melhores resultados para contribuição da não proliferação/propagação do vírus na cidade”, concluiu.

Por corumbaonline