O estabelecimento de parcerias com instituições civis e militares, visando a implantação de um modelo de educação “cívico-militar” em Corumbá, foi sugerida ontem, terça-feira, 21, pelo vereador André da Farmácia à Prefeitura de Corumbá.

O pedido foi direcionado ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, e a sugestão do vereador surgiu após discussões em torno do projeto, por parte dos membros do Conselho Municipal Antidrogas de Corumbá (COMAD), com foco no ensino fundamental em escolas em situação de vulnerabilidade social.

“Esse modelo de educação já é aplicado em escolas de Goiás e, no início do ano, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto para implantação da Escola Cívico-Militar no país, com a criação inclusive da Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares, vinculada à Secretaria de Educação Básica, para dar suporte ao programa”, explicou André.

“O COMAD já está inclusive buscando parceiros para a efetivação do programa e a ideia é fazer com que a Prefeitura também estabeleça parcerias, para que possamos, já no próximo ano, iniciarmos as atividades”, explicou o vereador, citando que a ideia é levar a Escola Cívico-Militar para Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, no Bairro Cervejaria, região bastante vulnerável com necessidade de uma disciplina mais rígida.

A intenção de André é que o Município busque parcerias com instituições como o Exército Brasileira, Marinha do Brasil, Polícia Militar e do Poder Judiciário, para colocar em prática esse novo modelo de educação.

Feira Livre

Por outro lado, o vereador solicitou ainda à Prefeitura, a realização de estudos visando criação de uma feira-livre no Bairro Guató. O pedido foi direcionado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, e a intenção é que o espaço seja entre a UPA e o residencial Flamboyant, para atender a população local que cresceu ainda mais com a entrega de novos residenciais.

Ainda na parte alta, André pediu à mesma pasta, a recuperação do pavimento da Rua João B. Mota, trecho entre as ruas José B. Maciel e Alexandre de Castro, no Bairro Guatós, em virtude das atuais condições da via que é linha de ônibus e se encontra em precárias condições de tráfego.

Já na região do Cristo Redentor, o vereador solicitou a recuperação da Rua Paraná, entre as ruas Ladário e Geraldino Maciel de Barros, que se encontra praticamente intransitável, causando transtornos aos moradores, além de reparos na iluminação pública da Alameda Eliane, entre as ruas Albuquerque e São Judas Tadeu, no Conjunto Camalote.

Por fim, André está solicitando à Agetrat, a instalação de redutores e velocidade na Rua Ternura, na região das torres de energia, no Bairro Padre Ernesto Sassida, devido a acidentes que estão ocorrendo no trecho. “A via é estreita e tem uma curva muito fechada. Em virtude disso, acidentes estão ocorrendo com frequência, preocupando os moradores”, concluiu.

Por corumbaonline

Sair da versão mobile