Os casos de resgates em regiões de difícil acesso no Pantanal corumbaense aumentam gradativamente e isso levou o vereador Chicão Viana a reforçar um pedido junto ao Ministério da Saúde, visando a disponibilização de um helicóptero permanente na cidade, para atender ocorrências desse tipo, contribuindo assim para o salvamento de vidas na região.

Na sessão de ontem, terça-feira, 15, Chicão apresentou um requerimento em regime de urgência especial, direcionado ao ministro da Saúde, o sul-mato-grossense Luiz Henrique Mandetta, solicitando estudos sobre a possibilidade da disponibilização de helicóptero para atendimento médico na região do pantanal.

“Constantemente há necessidade de resgate em regiões de difícil acesso no nosso Pantanal e, por vezes, o resgate por embarcações é inviável devido ao risco de morte da vítima, sendo necessário o uso de helicópteros para aumentar as chances de sobrevivência, o que faz com que o resgate da vítima esteja condicionada à sorte da disponibilidade de helicópteros da Marinha do Brasil ou da Aeronáutica”, explicou.

O vereador pediu também apoio dos deputados federais e senadores sul-mato-grossenses para que intercedam em nome de Corumbá, junto ao Ministério da Saúde, no sentido de que a aeronave seja disponibilizada. Chicão ressalta que em várias regiões do Brasil, o Governo Federal tem disponibilizado helicópteros que integram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

“Hoje contamos com o apoio da Marinha do Brasil, por meio do 5º Distrito Naval sediado em Ladário, que tem feito os resgates no Pantanal. Mas, a área da saúde de Corumbá necessita de um helicóptero para atender as necessidades, principalmente no que tange aos casos de emergência em locais de difícil acesso, como na região do Rio Taquari, entre outras”, explicou.

Compras na Bolívia

Por outro lado, Chicão solicitou o envio de expediente ao ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando estudos sobre a possibilidade do aumento do valor permitido para compras realizadas por visitantes brasileiros, na Bolívia, a exemplo da decisão do Governo Federal que adotou essa medida atendendo cidades brasileiras que fazem fronteira com o Paraguai.

“Estamos na mesma situação das cidades fronteiriças com o Paraguai. Nossos visitantes veem o país vizinho como um dos inúmeros atrativos existentes aqui. Caso haja o aumento dos valores máximos em compras permitidas isentas de impostos, a nossa economia poderá sofrer impactos positivos, além de estreitar o bom relacionamento com o nosso país vizinho”, observou.

Chicão lembra que é de extrema importância que os efeitos portaria do Governo Federal seja também estendida à região de Corumbá e outras cidades que fazem fronteira com a Bolívia, que trará efeitos altamente positivos para a região. O vereador pediu também apoio da bancada federal sul-mato-grossense (deputados e senadores), para sensibilizar o Governo Federal nesse sentido.

Por corumbaonline

Sair da versão mobile