O vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, Bira, presidente da Câmara Municipal de Corumbá, está solicitando ao Poder Executivo, o retorno da carga horária de 30 horas semanais para enfermeiros e técnicos de enfermagem da Rede de Urgência e Emergência (RUE).

O pedido foi feito direto à secretária Beatriz Assad, de Saúde, com cópia ao prefeito Marcelo Iunes, por meio de um requerimento apresentado na sessão de ontem, terça-feira, 27, do Poder Legislativo.

Em sua justificativa, Bira argumentou que a Rede de Urgência e Emergência, na qual se inclui o SAMU, o Pronto Socorro Municipal e  a UPA 24 Horas, é área de saúde pública caracterizada pela alta demanda de pacientes com risco iminente de morte ou necessidade de pronto atendimento, em ocorrências de natureza imprevisível.

Além disso, atende situações de risco à própria saúde dos servidores, como nos casos de agressão física ou psicológica por parte de familiares de pacientes, contextos estes que desencadeiam crescente estresse ocupacional, ampliado pela jornada longa de trabalho, que atualmente totaliza até 42 horas semanais.

Bira lembrou que a jornada de 30 horas já fora adotada na rede de saúde pública municipal de Corumbá, com impacto positivo frente a sobrecarga física e emocional a que os profissionais são submetidos diariamente.

“Diante disso, estamos solicitando ao Poder Executivo Municipal, o retorno da carga horária de 30 horas semanais, com finais de semana e pontos facultativos garantidos com horas extras, conforme regulamentado pelo artigo 2º da Resolução nº 0021, de 19 de fevereiro de 2018, da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá”, enfatizou.

SERVIÇOS PÚBLICOS

Já ao titular da pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, Bira requereu o encaminhamento do cronograma de roçada do município de Corumbá, contendo as datas em que cada bairro será contemplado.

Lembrou que se trata de uma das ações mais reivindicadas pela população e que “é importante ter o documento em mãos para que possamos contribuir com o município, levando a informação até a comunidade com relação as datas da limpeza no seu bairro”, justificou.

O vereador também busca a limpeza com roçada inclusive, da Rua Sete de Setembro, no Bairro Cravo Vermelho (setor III) até a porta da Escola Municipal Almirante Tamandaré, no anel viário.

Explicou que a limpeza é necessária para liberar o passeio público que se encontra tomado pelo mato e muito lixo, obrigando as crianças que moram no Cravo e estudam na Escola Almirante Tamandaré, a caminhar pela rua, correndo riscos de serem atropeladas.

Outra solicitação foi a limpeza com roçada e remoção de entulho e restos vegetais da região de entorno da Escola Estadual João Leite de Barros, localizada no quadrilátero formado pelas ruas Cabral, Antonio Maria, Joaquim Murtinho e Antônio João.

Os serviços são necessários para garantir o espaço que é exclusivo dos pedestres, a calçada, além de eliminar possíveis pontos de proliferação de mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue.

PAVIMENTO

Outra solicitação à pasta de Serviços Públicos se refere à execução de obras de recuperação do pavimento da Rua Luiz Feitosa Rodrigues entre as ruas Minas Gerais e Dom Pedro II, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, que está em condições precárias, aumentando riscos de acidentes.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador

Sair da versão mobile