Ascom

O vereador Chicão Vianna (Solidariedade) está solicitando mais uma vez à Prefeitura de Corumbá, a retirada dos contêineres destinados à coleta seletiva e instalados em pontos de entrega voluntária, mas que devido às suas condições, acabam se tornando um risco para a saúde pública.

Esta foi a segunda vez no ano que o edil faz pedido semelhante. Na primeira, ele se referiu aos contêineres que não estavam atendendo a sua finalidade, em virtude das péssimas condições em que se encontravam. A Prefeitura recolheu grande parte e, agora, diante das chuvas que caem na cidade, a preocupação de Chicão voltou, já que os equipamentos acabam se tornando um risco para a população.

“Fomos atendidos da outra vez e muitos contêineres foram recolhidos. Agora, com o início das chuvas, é preciso remover para evitar novos problemas”, comentou o vereador. O pedido foi endereçado ao prefeito Marcelo Iunes, com cópia para a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Ana Claudia Boabaid, e aos secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, e de Saúde, Rogério Santos Leite.

“Isso se faz necessário pelo fato de que estamos adentrando no período de chuvas em nossa região e, apesar de alguns contêineres já terem sido recolhidos, o que foi visto com muita gratidão pelos cidadãos e cidadãs de Corumbá, os demais estão sujeitos às chuvas e alagamentos que ocorrem neste período, aumentando assim o número de focos de mosquitos transmissores de doenças, como dengue, chikungunya, zika vírus, malária, leishmaniose, dentre outras”, comentou, ressaltando que isto é de suma importância para saúde pública da população.

Coleta seletiva

No total, a Prefeitura instalou 300 contêineres em pontos estratégicos da cidade. No entanto, devido à utilização inadequada, muitos acabaram danificados e até queimados por vândalos. Chicão lembra que, além disso, haviam equipamentos que não estavam sendo utilizado da forma correta, servindo para depósito de lixo domiciliar (orgânico), se tornando potenciais criadouros para mosquitos transmissores de doenças virais, e até mesmo depósitos de animais mortos.

O vereador voltou a destacar a necessidade de se realizar uma campanha intensa de educação ambiental, para conscientizar a população e colocar em prática, definitivamente, o programa de coleta seletiva na maior cidade pantaneira.

Por corumbaonline