Uma bacia de contenção de águas pluviais implantada pela Prefeitura anos atrás, como forma de eliminar inundações no Bairro Guatós e região, está causando problemas aos moradores, principalmente levando-se em conta que se tornou um foco em potencial de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Preocupado com a situação, o vereador Samyr Qualhada solicitou ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, a adoção de medidas urgentes e efetivas, para eliminar o problema, sugerindo o dreno da água parada na bacia, localizada entre as ruas João B. Mota e José Maciel de Barros, próximo a UPA.

“Virou uma piscina. Está com água parada, muito mato, propício para o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, além do surgimento de animais peçonhentos, trazendo transtorno para os moradores que estão indignados com a situação”, explicou.

MAIS SERVIÇOS

Também à pasta de Infraestrutura, Qualhada reivindicou a recuperação da grade de proteção da boca de lobo existente na Rua Cabral, entre Luiz Feitosa Rodrigues e 21 de Setembro, no Bairro Aeroporto, que está destruída, um risco de acidentes, além de colocar pedestres em risco.

Pediu também a realização de serviços de roçada no entorno da Rua Gonçalves Dias, entre as ruas 15 de Novembro e Edu Rocha, às margens da linha férrea, tomada pelo mato; roçada do matagal existente na Rua Fernando Calábria, no Bairro Guatós, Conjunto Flamboyant.

Reivindicou ainda o recapeamento asfáltico da Rua Edu Rocha, entre as ruas Campo Grande e Duque de Caxias, que se encontra esburacada, dificultando o tráfego de veículos, o que pode provocar acidentes automobilísticos, colocando em risco os pedestres que transitam pelo local.

TRÂNSITO

Já ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Lúcio André Messias de Barros, Qualhada solicitou providências no sentido de sinalizar e demarcar a faixa amarela para estacionamento de motos na Rua XV de Novembro, entre as ruas América e Colombo, Bairro Centro, como forma de organizar o estacionamento na região, para melhor ordenamento dos sistema.

FALTA DE ÁGUA

Na sessão de segunda-feira, Samyr Qualhada cobrou a direção da Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul (Sanesul), em relação à falta de água na parte alta da cidade. Ele pediu que sejam tomadas as providências cabíveis para evitar que isso volte a acontecer. Qualhada observou que o problema é frequente, rotineiro, e que tem deixando os moradores do Residencial Flamboyant, no Bairro Guatós, revoltados.

PESTAÇÃO DE CONTAS

Outra solicitação do vereador foi direcionada ao presidente da Junta Interventora da Associação Beneficente de Corumbá, Adriano Antônio Pires, para prestar esclarecimento à população corumbaense, sobre os recursos públicos aplicados durante a pandemia da Covid-19.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador