O vereador Yussef Salla está solicitando informações por parte da Prefeitura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sobre um imóvel no centro da cidade que se encontra em situação de abandono, com riscos de desabamento, inclusive.

A solicitação foi feita durante sessão do Poder Legislativo Corumbaense e endereçada ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, e à direção do IPHAN, para se saber quem é responsável pelo imóvel do imóvel: Solicitando informações á respeito desse imóvel localizado na esquina da Rua Major Gama com a 13 de Junho.

“O imóvel está em condições precárias e fica localizado na área central de Corumbá, que é tombada pelo Patrimônio Histórico. Precisamos saber quem é o responsável e buscar soluções visando a sua recuperação, e até mesmo transformá-lo em um espaço público voltado para atividades culturais, inclusive”, observou.

Salla ressaltou ainda que muitos imóveis antigos, construídos no início do século passado, com mais de 100 anos, que se encontram em estado de abandono. “Devemos preservar imóveis e áreas públicas de alta relevância para nossa história. Por isso estamos solicitando informações junto aos órgãos responsáveis em relação à responsabilidade desse imóvel que está em ruína, para debater, buscar soluções e preservar a nossa história”, reforçou.

Ele lembra que, dias atrás, ocorreu um incêndio no local e, graças à intervenção dos bombeiros, as chamas foram controladas, caso contrário, poderia ter sido consumido pelo fogo, atingindo ainda outro imóveis na região. Yussef destaca que é preciso o Poder Público desenvolver um projeto, no sentido de restaurar esses prédios, preservar.

“Imóveis e áreas públicas de alta relevância para nossa história, devem ser preservados, transformados em algo melhor, dar uma finalidade para esses empreendimentos”, completou.

PAVIMENTAÇÃO

Por outro lado, o vereador pedetista requereu junto à pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos, a pavimentação asfáltica da Rua Paraná, entre as ruas Marechal Floriano e a República da Bolívia, como forma de solucionar um sério problema de mobilidade que a comunidade enfrenta, devido às condições de tráfego naquela via. Segundo ele, o excesso de buracos dificultam o tráfego, causando danos aos veículos e riscos à integridade física de quem trafega pela região, além de prejuízos materiais.

Além disso, está buscando a execução de obras de pavimentação em lajotas sextavadas da Alameda Santa Rita, localizada entre as ruas Gonçalves Dias e Monte Castelo. Trata-se de um pedido dos moradores do Bairro Aeroporto que estão enfrentando problemas para trafegar na via devido à lama em período de chuva, e poeira durante a seca, causando vários transtornos à população local.

RECAPEAMENTO

Yussef solicitou ainda o recapeamento do pavimento da Rua São Paulo, entre as ruas Firmo de Matos e Luiz Feitosa Rodrigues, para acabar com os problemas de tráfego, já que as condições da pista estão piores em virtude das últimas chuvas, causando transtornos ao moradores.

Já para atender moradores do Bairro Universitário, o vereador fez um pedido à Prefeitura, para execução da limpeza do campo de futebol localizado na Rua Aquidauana, entre as Ruas Afonso Pena e a Silva Jardim. “E um espaço frequentado pelos moradores para a prática de atividades esportivas que não se encontra em condições devido à grama alta, além do mato e acúmulo de sujeira, aliado ao surgimento de animais peçonhentos e muito mosquito, propício para ocasionar uma epidemia no local”, argumentou.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador

Sair da versão mobile