O vereador Evander Vendramini está solicitando uma série de informações da gerência local da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), para que todos possam ter conhecimento da qualidade da água consumida pela população corumbaense.

A solicitação foi feita durante sessão da Câmara esta semana, por meio de requerimento, onde o presidente do Poder Legislativo pede o envio a esta Casa de Leis, cópia dos resultados do último exame laboratorial realizado na água fornecida pela Sanesul e a periodicidade da realização do exame.

Estão sendo solicitadas também informações sobre o laboratório que realiza os exames, e como os resultados são divulgados para a população, para que ela tenha conhecimento da qualidade da água que consome.

“Precisamos ter conhecimento da qualidade da água consumida em nosso Município, bem como para estarmos munidos de informações para prestar esclarecimento necessários aos questionamentos da população”, explicou, lembrando que essa medida cumpre os padrões exigidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

A solicitação foi aprovada por unanimidade e Evander lembrou ainda que esta é mais uma cobrança do Poder Legislativo à empresa de saneamento, cujo contrato de concessão expira em 2019.

Ele lembrou ainda que a Câmara tem cobrado, de forma contundente, a redução da tarifa de esgoto que hoje é o equivalente a 70% do valor da água. “Nossa luta é pela redução desse percentual para 30%.

Outros benefícios citados por Evander estão relacionados à falta de água na parte alta da cidade, onde o abastecimento não ocorre de forma constante; fim da tarifa básica de consumo que está fixada em 10 metros cúbicos, cobrando o que realmente a população consome; distribuição de água potável para os distritos de Albuquerque e Porto Esperança, além de outras benfeitorias.

Por corumbaonline

Sair da versão mobile