O vereador Daniel Brambilla está buscando informações junto à Prefeitura de Corumbá, sobre o andamento das obras do Funicular, o ‘bondinho’, que vai ligar o centro da cidade ao Porto Geral, um dos projetos do PAC das Cidades Históricas financiado pelo Governo Federal.

“Fizemos uma visita ao local e observamos que a obra está em estado de abandono. Conversamos com pessoas que se encontravam no local e fomos informado que já há algum tempo, não há nenhum tipo de movimentação”, argumentou o vereador.

Diante disso, Daniel apresentou um requerimento na noite de ontem, segunda-feira, 22, durante sessão da Câmara, pedindo informações sobre a obra que vai permitir a ligação, pela Rua Frei Mariano com a Avenida General Rondon, na parte alta do centro, à Travessa Mercúrio, no Porto Geral.

O pedido foi direcionado ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, e à diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna da Costa Oliva.

“É uma obra de grande importância. Em funcionamento, o ‘bondinho’, além de se tornar um novo acesso ao Porto Geral, e permitirá aos turistas e à população corumbaense, um novo local para contemplação do exuberante Pantanal”, destacou.

De fato, o Funicular vai promover a mobilidade, urbanização, melhoria das condições socioambientais e turísticas, facilitando o acesso à orla fluvial. Integra o PAC das Cidades Históricas e está orçado em R$ 1.479.627,35.

ACESSO

Também para facilitar o acesso ao Porto Geral, o vereador sugeriu ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Lucio André Messias de Barros, com cópia à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, a realização de estudos visando implantação de mão dupla na Avenida General Rondon, trecho entre as ruas 15 de Novembro e Frei Mariano, bem como a instalação de uma rotatória no cruzamento da avenida com a Frei Mariano, para melhor fluidez do tráfego.

Ele explicou que a mudança é uma reivindicação antiga dos moradores para garantir não apenas que o trânsito flua melhor, mas propiciar maior segurança para os motoristas e pedestres que transitam pelo trecho.

“Com as alterações, espera-se acabar com antigos problemas de estrangulamento do tráfego, principalmente quando se está na General Rondon e precisa fazer um contorno pela Rua 15 de Novembro até a 13 de Junho, descendo pela Frei Mariano para chegar ao Porto Geral pela Ladeira José Bonifácio, isso sem contar os problemas encontrados em horários que o trânsito está caótico, devido ao grande fluxo de veículos”, concluiu.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador