Apoio urgente à comunidade do Rio Taquari com envio de alimentos e medicamentos, é o que está reivindicando o vereador Ubiratan Canhete de Campos (Bira), que sugeriu inclusive a antecipação de uma ação do Programa Povo das Águas para atender as famílias que vivem isoladas nessa região do Pantanal.

“Com o período de seca, o Rio Taquari ficou totalmente impossibilitado para navegação, isolando ainda mais a comunidade local da área urbana de Corumbá. Isso faz com que aumentem as necessidades da população ribeirinha, sendo necessária a adoção de medidas urgentes no sentido de atender a comunidade com alimentos e medicamentos”, enfatizou o vereador.

Na última sessão da Câmara, Bira apresentou um requerimento em regime de urgência, direcionado à secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, visando esse atendimento, inclusive sugerindo antecipação do Povo das Águas que está previsto para a segunda quinzena de novembro.

“Diante da situação atual, é preciso antecipar a realização de algumas ações, como o deslocamento da coordenadora do programa para distribuição de alimentos, bem como de um representante da Defesa Civil e uma enfermeira para distribuição dos remédios”, continuou.

Bira lembrou que a região está isolada por água e o deslocamento é somente por terra, o que implica em disponibilização de uma considerável quantia em dinheiro para a viagem. “Por isso estamos buscando um atendimento emergencial, por se tratar de medida humanitária urgente”.

Energisa e Procon

Por outro lado, na mesma sessão, Bira solicitou ao diretor executivo da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Vital Gonçalves Miguéis, para que notifique a Energisa, empresa concessionária de fornecimento de energia elétrica, solicitando informações a respeito do procedimento adotado para substituição dos equipamentos de medição das unidades consumidoras.

“Precisamos saber se a empresa faz a comunicação por meio de correspondência específica, citando o motivo da substituição e às leituras do medidor instalado e retirado, conforme preceitua o artigo 73, parágrafo 4º da Resolução n.º 414 de 2010 da ANEEL”, explicou.

O vereador fez a solicitação tendo em vista as constantes reclamações por parte dos consumidores, em relação aos serviços prestados pela empresa. “Uma das principais delas é justamente a que se refere a troca dos medidores das unidades consumidoras. Os consumidores alegam que não são notificados com antecedência, por correspondência específica, e que não são informados a respeito da leitura dos medidores retirados e dos novos instalados. Para piorar, os consumidores perceberam substancial aumento nas faturas de energia elétrica a partir da troca dos medidores, colocando em dúvida a lisura dos equipamentos”, completou.

Limpeza

Já ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla, Bira solicitou a realização de serviços de roçada e remoção de lixo na região da Rua Delamare, entre as ruas Firmo de Matos e 21 de Setembro, na região conhecida como Avaí. Segundo ele, além do local estar com péssimo aspecto, pode ocasionar surgimento de focos de doença, como dengue, Zika vírus, entre outras.

Ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat), Alexandre Vasconcellos, o vereador Bira sugeriu a realização de blitz educativa na área urbana, como forma de informar aos condutores de veículos sobre as mudanças que estão acontecendo no trânsito da região central, principalmente em relação às alterações de mão das vias e preferenciais nos cruzamentos. Sugeriu também orientação aos motoristas e motociclistas, para não estacionar seus veículos nas ciclovias que estão sendo implantadas no centro.

Por corumbaonline

Sair da versão mobile