Além da pandemia do coronavírus, Corumbá convive com um outro sério problema de saúde que tem preocupado bastante. É a dengue, doença causada pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor ainda da Chikungunya, Zika Vírus e febre amarela.

A situação é alarmante. A cidade está em bandeira vermelha, conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, já tendo atingido 1.105 notificações da doença, com 175 casos positivos, ocupando a segunda posição no Estado, atrás apenas de Três Lagoas, com 243 casos.

A situação foi debatida na última segunda-feira, 08, durante sessão da Câmara, oportunidade em que o vereador Allex Dellas informou a necessidade de se ter uma ação mais enérgica no sentido de eliminar os focos de proliferação do mosquito.

O vereador solicitou inclusive o envio de expediente ao coordenador de Fiscalização e Posturas o Município, Luciano Cruz Souza, com cópia ao secretário da pasta, pedindo explicações sobre a atuação dos fiscais de postura em relação ao terrenos particulares situados na área urbana que colocam a saúde pública em risco.

Explicou que é preciso ações rigorosas com autuação e notificação dos proprietários de terrenos que se encontram com lixo, matagal e sem o devido cuidado, focos em potencial de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Por isso mesmo ele está buscando saber como está sendo desenvolvido o trabalho, ciente de que os fiscais estão também envolvidos com as ações de enfrentamento e combate à pandemia da Covid-19.

Durante a sessão, o assunto foi levantado e a sugestão do vereador Roberto Façanha, foi a de utilizar a mesma ferramenta que os órgãos ambientais usam para identificar problemas em propriedades rurais, como forma de identificar os terrenos em situações precárias na área urbana da cidade.

Allex destacou ser uma ferramenta importante, citando que a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal disponibiliza de drone, que pode fazer fotografias e filmagens aéreas, identificando os terrenos, o que facilitaria a autuação e notificação do proprietário.

PAVIMENTAÇÃO

Por outro lado, Allex Dellas está reivindicando junto ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, a recuperação do pavimento da Rua República do Paraguai, entre a Rua Gonçalves Dias e Alameda Santa Terezinha, no Aeroporto. A via foi aberta após intervenção da Sanesul (rede de esgoto), e continua com o asfalto danificado.

Já ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Lúcio André Messias de Barros, o vereador solicitou realização de estudo de viabilidade para instalação de rotatória na Rua Marechal Deodoro entre a Avenida General Rondon e Delamare, no Bairro Dom Bosco, devido ao aumento de acidentes no cruzamento, colocando pedestres em risco, inclusive.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador

Sair da versão mobile