A Campanha “Agosto Lilás” foi aberta ontem, terça-feira, 1, em Corumbá, com uma carreata pelas principais ruas da cidade, e o mês será de intensas atividades com o objetivo de conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher.

Autor da Lei Municipal que instituiu o “Agosto Lilás” em 2017, o vereador Manoel Rodrigues ocupou a tribuna da Câmara Municipal na noite de ontem, para destacar os avanços nos últimos anos. “Veio ao encontro de todo o mecanismo que o poder público pode fazer para combater a violência contra a mulher, tanto doméstica, como familiar”, observou.

Entre os avanços, Manoel destacou que Corumbá foi o primeiro município do Estado a instituir a Patrulha Maria da Penha que conta com apoio dos mais diferentes segmentos da sociedade, especialmente das autoridades do Poder Judiciário e das Forças de Segurança.

Ressaltou que, no ano passado, com a efetivação da Patrulha Maria da Penha, foram cerca de 11 mil atendimentos na cidade, e que agora, em 2023, já são mais de 3.600, inclusive na parte psicológica, busca ativa e medidas protetiva, e que a Patrulha é uma referência no Estado.

Hoje, a Patrulha Maria da Penha é regulada por um decreto municipal. Durante a sessão de ontem, o vereador Alexandre Vasconcellos lembrou que, em 2021, apresentou um Projeto de Lei instituindo esse organismo, para não correr riscos de os trabalhos serem extinto em futuras administrações.

“Na época, o projeto acabou sendo vetado, mas fico feliz em saber que o Poder Executivo encaminhou mensagem a esta Casa de Leis, visando apreciação e aprovação da Lei. Hoje, o que regula a Patrulha Maria da Penha é um decreto que é muito frágil, podendo ser revogado a qualquer momento”, ressaltou.

A Patrulha Maria da Penha foi instituída em 2018 e, hoje, conta com 10 guardas municipais treinados e capacitados para atender mulheres que possuem medidas protetivas contra os companheiros. Além da Patrulha Maria da Penha, o Município possuiu o CRAM (Centro de Referência no Atendimento à Mulher) que é referência para todo o Mato Grosso do Sul.

PROGRAMAÇÃO

Em Corumbá, o trabalho de divulgação do “Agosto Lilás” começou já na segunda-feira, 31 de julho, com uma mobilização no centro comercial da cidade com adesivagem dos cartazes e laços em vitrines e solicitação de troca de vitrine nas cores lilás. Também foi realizada palestras nas Lojas Magazine Luiza.

Na terça-feira foi feito o enfeite de borboletas nos canteiros das Ruas Frei Mariano com a Dom Aquino e das ruas 15 de Novembro com a Dom Aquino e no canteiro central da 15 de Novembro, além do lançamento do vídeo: “Sim! Eu meto a colher!” nas redes sociais e do áudio informativo veiculado em todas as redes de supermercados da cidade. A Zumba Lilás aconteceu à noite na Praça da Nova Corumbá.

Para hoje,2, acontecem rodas de conversa com adolescentes meninos que cumprem medidas socioeducativas no CREAS, pela manhã, e com alunos da Unicesumar no período vespertino, a partir das 13h30, além da Zumba Lilás a partir das 19 horas, no Poliesportivo da Porto Carreiro.

A programação prevê ainda para o dia 3, Roda de Conversa Agosto Lilás – CRAS 4, às 9 horas; Roda de Conversa com alunos do Instituto Novo Olhar, 14 horas; 04/08 – Promotoras Legais – CRAM no CCI as 8h30, Roda de Conversa com alunos do Instituto Novo Olhar as 14h com a Patrulha Maria da Penha.

No dia 5, sábado, aniversário de 4 anos da Patrulha Maria da Penha – card. 07/08 – Card de Aniversário de 17 anos da Lei Maria da Penha – 7 de agosto de 2006 – Lei n.º 11.340, e Roda de Conversa Agosto Lilás – Votorantim Cimentos , às 7 horas.

08/08 – Abordagem e panfletagem com os usuários do SUS no embarque na Rodoviária 22h30; 09/08 – Roda de Conversa com alunos da Unicesumar as 13h30 as 17h30, 10/08 – Roda de Conversa Agosto Lilás – CRAS II as 13h; 11/08 – Abordagem e panfletagem com os usuários que frequentam a Rodoviária as 10h30 e as 13h; 14/08 – Roda de Conversa Agosto Lilás – Faculdade Uniasselvi as 9h.

Dia 15/08 – Promotoras Legais – CRAM no Distrito de Albuquerque às 9h; 16/08 – Promotoras Legais – CRAM no CRAS 1 as 8h30; 16/08 – Roda de Conversa Agosto Lilás – Faculdade Anhanguera as 19h; 17/08 – Promotoras Legais – CRAM no CRAS II as 9h; 18/08 – Capacitação para a equipe do CRAM – 8h30 com a Profa. Beatriz Xavier, e palestra: Prevenção da Violência de Gênero: Mulheres e diversidade no auditório da UFMS às 19h; 21/08 – Promotoras Legais – CRAM no território do Tamarineiro às 9h; 22/08 – Promotoras Legais – CRAM no CRAS Albuquerque – às 9h;.

No dia 23/08 – Roda de Conversa Agosto Lilás – CCI as 8h30, e Roda de Conversa com as adolescentes meninas que cumprem medidas socioeducativas no CREAS – As 9h30; 24/08 – Roda de Conversa Agosto Lilás – Empresa Mineradora 3 A as 7h e as 13h; 25/08 – Roda de Conversa Agosto Lilás – CRAS 1 as 14h, Roda de Conversa Agosto Lilás – CRAS itinerante as 14h com a PMP, e Encontro de Mulheres Lésbicas – 19h.

No dia 28/08 – Roda de Conversa Agosto Lilás – “Maria da Penha vai aos Terreiros” às 19h; 29/08 – Roda de Conversa Agosto Lilás – “Maria da Penha vai aos Terreiros” – Terreiro Pai Hamilton às 19h; 30/08 – Roda de Conversa Agosto Lilás – CRAS Albuquerque as 9h, Promotoras Legais – CRAM no CRAS itinerante as 8h30; 31/08 – Promotoras Legais – CRAM no CRAS 4 – as 8h30, e Roda (online) de Conversa Agosto Lilás – Empresa Mineradora 3 A equipe de São Paulo.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador

Sair da versão mobile