Ascom

A União Municipal das Associações de Moradores de Corumbá do Mato Grosso do Sul (UMAMC-MS) está trabalhando no sentido de regularizar as situações de todas as associações de moradores de bairros do Município, no sentido de valorizar estas instituições para que possam, realmente, desenvolver um trabalho no sentido demelhorar a qualidade de vida das comunidades que representam.

O primeiro passo foi dado na noite de ontem, segunda-feira, 15, durante uma reunião com presidentes de associações de moradores, no Cenper (Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental), e que contou com as presenças de representantes da Câmara de Vereadores, da Ordem dos Advogados do Brasil de Corumbá e da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.

Este foi o primeiro encontro da atual diretoria da UMAMC-MS, eleita durante Assembleia Geral ocorrida no dia 14 de fevereiro, na sede da Cidade Dom Bosco, pelos integrantes da diretoria executiva e do conselho fiscal, conforme o estatuto da organização, reconhecida como deUtilidade Pública pela Lei Ordinária n° 2336/2013 de 23 de Julho de 2013.

A UMAMC é uma instituição criada cinco anos atrás, justamente para fortalecer as associações de moradores de Corumbá. O mandato da antiga diretoria foi até janeiro de 2016 e, um ano após, conforme o que determina o estatuto, foi eleita uma nova diretoria. “Isto ocorreu em fevereiro, quando os membros da diretoria executiva e do conselho fiscal, optaram pela eleição do Wilson Ribeiro da Conceição, que era vice-presidente da diretoria anterior”, explicou Jonhne Cordeiro Leiguez, atual vice-presidente.

Segundo ele, o primeiro passo foi contatar todas as associações de moradores (Corumbá conta com 27, fora os conjuntos), para iniciar os entendimentos visando organizar este segmento e filiação à UMAMC. “A proposta é realizar um trabalho unido e para isto estamos contando com apoio de segmentos importantes, como da Câmara, da OAB, entre outras instituições”, afirmou o presidente Wilson Ribeiro.

A reunião de ontem à noite contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Evander Vendramini (PP). Ele ressaltou a importância do trabalho que está sendo desenvolvido pela atual diretoria da UMAMC, cujo resultado irá refletir n a valorização das associações de moradores.

“Podem contar com apoio do Poder Legislativo. Tudo que for benéfico para a nossa cidade, a Câmara, com certeza, estará atuando junto, e esta iniciativa da diretoria da UMAMC, em regularizar a situação de todas as associações de moradores, é importante e vai valorizar este segmento”, destacou Vendramini.

O advogado Eduardo Nascimento Silva, da OAB, também comentou que a instituição que representa, está à disposição, não só na parte jurídica, mas, principalmente, na realização de um trabalho voltado para a justiça social.

Marileize Brasil, gerente do Núcleo de Educação Ambiental da Fundação de Meio Ambiente, aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da participação de todas as instituições ligadas à comunidade corumbaense, neste caso as associações de moradores e a UMAMC, visando conscientização em torno da preservação ambiental, especialmente quanto ao programa de coleta seletiva, já desenvolvido na cidade.

O presidente Wilson Ribeiro informou que o primeiro passo da atual diretoria, será buscar a regularização e filiação de todas as associações de moradores. A intenção é alterar o estatuto da UMAMC, inclusive, para que os representantes das associações de moradores possam participar de pleitos futuros da União Municipal das Associações de Moradores de Corumbá, “não só com direito a voto, mas também da eleição para presidente e outros cargos da diretoria executiva e do conselho fiscal”, completou.

A reunião contou ainda com a presença do tesoureiro da UMAMC, Divino Lourenço da Silva, e da secretária Cleonice Vargas Mecias, que é representante da FAMEMS (Federação das Associações de Moradores do Estado do Mato Grosso do Sul), em Corumbá.

Por corumbaonline