O prefeito Marcelo Iunes participou neste sábado, 7 de setembro, das celebrações pelo Dia da Indepedência. A solenidade começou com a revista às tropas das Forças Armadas, na rua 13 de Junho, entre a 15 de Novembro e a Frei Marinao, o hasteamento da Bandeira e a execução do Hino Nacional, no Jardim da Independência.

O evento contou com a presença do general-de-brigada Alerrandro Leal Farias, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, do contra-almirante Alexandre Castanheira Nunes, comandante do 6º Distrito Naval, e de diversas autoridades civis e militares da região.

Em seu discurso, o chefe do Executivo municipal destacou que a data é um momento de reflexão sobre “a luta pela liberdade, a construção de nossa identidade como nação, e o caminho que trilhamos até aqui”. Ele observou também que a data tem uma simbologia ainda maior em Corumbá.

“Corumbá, a Cidade Branca, é um símbolo de força, história e resistência. Somos uma terra rica em cultura, belezas naturais e, acima de tudo, de um povo guerreiro, um povo animado e acolhedor. No coração do Pantanal, somos abençoados por viver em uma das regiões mais exuberantes do mundo”, pontuou.

“Mas junto com essa beleza, sabemos que enfrentamos desafios únicos. O nosso Pantanal, orgulho do Brasil e patrimônio da humanidade, precisa de nossa atenção, cuidado e respeito. A preservação ambiental não é apenas uma questão local; é uma missão que transcende fronteiras e gerações. Nós, como corumbaenses, temos a responsabilidade de sermos os guardião do Pantanal, protegendo sua biodiversidade e suas águas, para que nossos filhos e netos possam desfrutar desse legado único no Mundo”, prosseguiu.

O prefeito de Corumbá observou também que a independência está diretamente ligada ao desenvolvimento social e economico do município. “Precisamos trabalhar juntos para que cada cidadão de Corumbá tenha as oportunidades que merece. Nesses últimos sete anos, nosso compromisso como gestor dessa linda cidade, foi dedicar todos os dias para melhorar a vida do nosso povo, investindo em Educação, Saúde, Infraestrutura e na Geração de Emprego e renda na nossa cidade. Queremos uma Corumbá onde o progresso chegue a todos os cantos da cidade, onde cada família possa viver com dignidade, tranquilidade e segurança”.

“Convido a todos vocês, cidadãos de Corumbá, a caminharmos juntos nessa jornada. Sabemos que os desafios são grandes, mas a nossa capacidade de superação é ainda maior. Reafirmo aqui meu compromisso de seguir trabalhando incansavelmente para o bem de nossa cidade, sempre ouvindo e dialogando com a população, porque acredito que é juntos que construiremos a Corumbá que todos sonhamos. Neste Dia da Independência, celebremos não só a liberdade de nossa nação, mas também o orgulho de sermos corumbaenses, de pertencer a essa terra de cultura, de belezas e de um povo que nunca desiste”, finalizou o prefeito.

Logo após o ato na Praça da Independência, o desfile cívico militar tomou conta da avenida General Rondon. Além das forças miliatres, a comunidade escolar do Cyríaco Félix de Toledo, José de Souza Damy e Luiz Feitosa Rodrigues também participaram da solenidade, bem como os integrantes do Instituto Novo Olhar. (Com Ascom PMC)

Por Da Redação