Corumbá On Line

Corumbá comemorou em grande estilo, o dia dedicado a São João. No sábado, 24 de junho, à população lotou o porto geral para prestigiar as manifestações culturais que tiveram início às 18 horas. Famílias festeiras desceram a ladeira Cunha e Cruz para banhar a imagem do santo nas águas do Rio Paraguai. O evento também contou com a apresentação de quadrilhas juninas, brincadeiras típicas, como o pau de sebo, além da exposição dos altares de todos os santos, shows regionais e a atração nacional com a dupla Edson e Hudson.

Reconhecido como uma dos melhores do centro-oeste brasileiro, o arraial do banho de São João da cidade, que já é intitulado patrimônio imaterial do Mato Grosso do Sul é coordenado pela Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico.

A população que sempre prestigiou intensamente os eventos desenvolvidos pelo município mostrou mais uma vez a força da cultura e das tradições corumbaenses. “Essa festa além de muito significativa é linda, todos os aspectos que a fazem acontecer são ligados por histórias emocionantes, por acontecimentos reais e isso é muito maravilhoso de ser apreciado”, enfatizou a corumbaense, Maria Aquino.

Já para os visitantes o encantamento é ainda maior, “é fora do normal essa festa, acontece de um jeito tão espontâneo. Foi lindo ver como a fé das pessoas transforma, também está sendo muito gostoso conhecer um pouco mais da cultura e das pessoas daqui”, comemorou a cuiabana, Aparecida Ferreira. Os turistas que vieram participar dos festejos juninos contribuíram com o movimento da economia local e geraram renda extra familiar as famílias corumbaenses.

Na penúltima noite de festa, a multidão presente no porto geral pode assistir aos shows de Marquinhos Echeverria, que abriu as apresentações seguido por João Haroldo e Betinho. Após a meia noite, a dupla Edson e Hudson subiu ao palco e contagiou a todos com seus sucessos como “Azul”, “Foi Deus”, “Quer namorar comigo?”, além de novos hits e sucessos do momento.

Representando as manifestações culturais e o regaste histórico das tradições folclóricas que se manifestam através de crenças, presentes no cidadão corumbaense, o arraial do Banho de São João é promovido pela Prefeitura, sob a coordenação da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá. Para o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira este momento está ligado a essência da cidade, “Tudo está muito relacionado à nossa cultura, nossa história. Cada gesto, de cada festeiro é muito importante para nós”, concluiu.

Edson e Hudson

Nascidos e criados em família circense, os irmãos Cadorini tiveram grande apoio do pai. Acostumados desde cedo aos espetáculos e à estrada, logo adquiriram experiência necessária para mostrar o potencial que tinham para a música.

Em 1991, já como Edson & Hudson, passaram pelo show de calouros de Raul Gil, onde tiveram a grande oportunidade de serem vistos e ouvidos pelo grande público. Outro fato importante que ajudou a alavancar ainda mais a popularidade da dupla foi a explosão do mega hit “Azul” nas principais rádios do Brasil.

Entre 1995 e 2009, os irmãos passaram por quatro gravadoras: RGE, Sony Music, Deck Disc e EMI Music, lançando dezessete álbuns, entre CDs e DVDs de carreira e compilações, contabilizando a venda de mais de 1 milhão de discos.

Em 2014, a dupla lança o CD De Edson Para Hudson pela gravadora Radar, e em 2015 assinam contrato com a Universal Music Brasil, trazendo muitas novidades para o público, como o lançamento de um novo CD. Os irmãos levam para a estrada e para as rádios toda a magia de suas músicas. 

Por corumbaonline