O Sesi iniciou nesta terça-feira (28/11) e conclui na quarta-feira (29/11), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o 1º Workshop Sessão de Inteligência Artificial e Automação, ministrado pela empresa de consultoria BMind.AI, para capacitar os gerentes das unidades do Estado na utilização, de forma prática, das tecnologias e inovações existentes no mercado com o objetivo de otimizar os processos internos e atender melhor a indústria.

 

Segundo o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, o workshop faz parte do planejamento das ações da instituição para os próximos dois anos. “Estamos cuidando dos processos do Sesi no tocante ao novo formato de trabalho da instituição no Estado, que é justamente centrar em duas áreas: inteligência de dados e inovação e operação. Para que essas áreas possam trabalhar de forma otimizada, precisamos estudar as tecnologias e inovações que vão beneficiar os procedimentos e processos internos com foco na robotização e na otimização de tempo de operação de processos”, explicou.

 

Bergson Amarilla ainda destaca que essas novas tecnologias serão incorporadas imediatamente. “Nossa equipe está em uma oficina de imersão, com observação ao uso da inteligência artificial e tecnologia dentro dos processos do Sesi. O que queremos é tornar a área meio do Sesi mais enxuta, mais leve, vislumbrando uma área de atendimento muito mais robusta, melhorando nossa capacidade dentro do cliente indústria”, completou.

 

De acordo com o consultor de Inteligência Artificial da BMind.AI, Leandro Lopes, o workshop traz uma visão do que a tecnologia e a necessidade de negócio podem fazer de imediato. “Uma tendência é a Inteligência Artificial, então o primeiro passo é alinhar todos no conhecimento sobre inteligência artificial e o que ela é capaz de fazer. O segundo passo é identificar quais as necessidades de negócio imediatas do Sesi e vamos priorizá-las e sair com um mapa do que podemos fazer num prazo de duas semanas, quatro semanas para entregar valor para negócio usando tecnologia”, disse.

 

Durante a capacitação, foram identificadas dificuldades nas áreas de atuação do Sesi e, a partir daí, houve uma análise de quais tecnologias podem ser usadas para solucionar essas dificuldades. “A resposta pode ser uma melhoria de processo, uma implantação de uma inteligência artificial para dar indicadores e direcionamentos para um produto que possa ser criado, quais são os produtos que podem ser oferecidos”, acrescentou Leandro Lopes.

 

Entre os exemplos de inovação que podem ser utilizados, destacam-se os algoritmos de inteligência artificial. “Por essa ferramenta, vendo a análise história de vendas, é possível identificar quais são os meus melhores clientes, quais são os clientes que têm maior necessidade de um determinado produto”, concluiu o consultor da BMind.AI.

Por corumbaonline

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