O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, e o secretário estadual de Educação, Hélio Queiroz Daher, realizaram, nesta terça-feira (08), a primeira reunião de grupo de parceiros para traçar estratégias para educação de Mato Grosso do Sul, entre elas, a implantação do novo ensino médio.

Conforme Mangialardo, o foco é reunir um grupo que contribua com a consolidação do plano de governo para o setor e o Senai tenha condições de atuar principalmente na questão do ensino técnico profissionalizante. “Tenho certeza de que temos a capacidade de colaborar. Estou orgulhoso de contar com essa presença de peso aqui”, explicou.

O Novo Ensino médio prevê o atendimento ao itinerário 5, de formação técnica profissional, a partir do 1º ano do ensino médio. Desta forma, os alunos já podem sair da escola com uma profissão.

O secretário Hélio Queiroz Daher comentou sobre os desafios para enfrentar a evasão das escolas e destacou a presença de 18 mil estudantes da educação profissional, que podem servir de mão de obra para indústrias, além da importância de garantir a continuidade dos estudos em nível superior. “Precisamos começar a construir a identidade do que é a oferta da educação profissional de Mato Grosso do Sul”.

Segundo ele, é necessário que os jovens tenham expectativas em relação à educação e o objetivo é aliar as propostas com as demandas do mercado. “Acreditamos que com a parceria conseguimos dar melhores resultados para o Estado”.

Foram debatidas colaborações para além do âmbito pedagógico, mas também na oferta da infraestrutura necessária para execução das formações.

Além da equipe do Senai, também participaram do grupo de trabalho representantes da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Senac, Senar e Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Por Assessoria de Comunicação