Com uma média de manutenção de dois respiradores hospitalares por dia, o Senai concluiu, ontem (23), a manutenção e calibragem de mais um equipamento, que já foi entregue para a Prefeitura de Mundo Novo (MS), onde ajudará na recuperação de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). A recuperação desse equipamento é fruto da parceria entre Fiems, Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Energisa para combater o avanço da doença no Estado.

Segundo o gerente do Senai Empresa, Thales Saad, os técnicos da instituição têm trabalhado incansavelmente para entregar cada vez mais rapidamente os respiradores para os hospitais. “Sabemos da importância desses equipamentos no tratamento de pacientes com Covid-19 e estamos tentando agilizar as entregas para que os hospitais de Mato Grosso do Sul se equipem o quanto antes”, afirmou.

Ele destacou ainda que a ação, que atua em um dos gargalos do sistema de saúde, é fundamental para ajudar a salvar vidas no meio dessa pandemia. “Fizemos uma estimativa de que cada respirador tem a capacidade de salvar aproximadamente 10 vidas. Se a gente pensar que esses equipamentos estavam sem uso por apresentarem defeitos, poderemos aumentar a capacidade de atendimento do Estado e ajudar a salvar mais vidas”, completou

Na avaliação da coordenadora da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde de Mundo Novo, Alessandra Antunes de Freitas, a iniciativa do Senai é fundamental para os municípios. “Esse era nosso único respirador, adquirido em 2016, e nunca tinha sido usado, mas agora, com essa pandemia do novo coronavírus, decidimos encaminhá-lo para o Senai para realizar a manutenção e a calibração. Mundo Novo já tem dois casos confirmados de Covid-19 e precisamos estar preparados para caso a situação se agrave”, finalizou.

Por corumbaonline

Sair da versão mobile