Com a proposta de ofertar formação profissional de qualidade a professores e estudantes, o Senac EAD agora oferece, além da Licenciatura em Pedagogia, outros seis novos cursos: Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras: Português e Inglês, e Licenciatura em Matemática.
O processo seletivo vai até 8 de abril e os candidatos poderão utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de solicitarem transferência e aproveitamento de diploma (em áreas afins). Outro benefício é o desconto de 20%, nos sete títulos, aos que optarem pela nota do Enem, para inscrição em 2021.

A oferta desses cursos atende à demanda de estudantes, interessados em investirem em carreiras focadas na educação, mas, que enfrentam as dificuldades do acesso ao ensino presencial. As informações podem ser confirmadas nos resultados do Censo da Educação Superior 2019, que apontou os seguintes dados: crescimento de 53,3% no número de matrículas em licenciatura no período de 2009 a 2019. Além disso, 73,5% dos estudantes matriculados na rede privada optaram pela modalidade a distância.

A pesquisa aponta ainda a atenção do Senac EAD em disponibilizar cursos que estão entre os 10 mais procurados pelos alunos: Biologia, Filosofia, Física, História, Letras (português e inglês) e Matemática. Na instituição, a licenciatura em Pedagogia é oferecida desde 2017, a qual representa, de acordo com o censo, quase 50% dos alunos matriculados no País.

Compromisso com educação

Para a diretora de educação pedagógica do Senac MS, Jordana Duenha, os cursos Senac EAD são a oportunidade para alavancar a carreira e ingressar no mercado profissional. “O aluno pode ser o administrador do seu tempo, escolhendo onde e como estudar. A flexibilidade de horário é um diferencial da proposta”, diz.
As opções ofertadas totalizam carga horária de 3.300 horas, distribuídas em oito períodos e com uma estrutura curricular focada em atividades teóricas e práticas. Para os estudantes que conseguirem maior dedicação na formação, existe a oportunidade de concluir o curso em três anos e meio.

A metodologia elaborada pela instituição oportuniza a articulação entre os componentes teóricos da área do saber e a realidade da profissão. Por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), de forma a oferecer recursos que contribuam na efetividade do processo de aprendizagem, é possível – ainda – que os alunos, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), se relacionem, troquem informações, experiências e realizem trabalhos em grupos.

De forma a alcançar esses resultados, a aprendizagem é assistida por Sistema de Gerenciamento da Aprendizagem (Ambiente virtual – BlackBoard Learning System), utilizado como meio de informações sobre o curso, para disponibilizar os planos de ensino, os conteúdos dos cursos, gerenciar a participação dos alunos e dos professores e para promover a interação entre os participantes.

Esses recursos potencializam o processo de ensino-aprendizagem, ao possibilitarem o acesso a bibliotecas virtuais, mídias, software, banco de dados, recursos audiovisuais, entre outros dispositivos tecnológicos que motivem o discente a estudar, tornando-o participativo, crítico e reflexivo e auxiliando na construção do conhecimento.

Por Assessoria de Comunicação

Sair da versão mobile