Sancionada no último dia 22 de outubro, a Lei nº 2.789, que institui o Prêmio Zumbi dos Palmares em Corumbá. A proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal na semana passada, e assinada na última sexta-feira pelo prefeito Marcelo Iunes.

Pela Lei, já publicada no Diário Oficial do Município, o prêmio será concedido anualmente em 20 de novembro, data alusiva à Consciência Negra, durante ato solene, que será coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial.

Receberão o prêmio pessoas que, no ano anterior, tenham se destacado, reforçando o papel do negro na sociedade, ou contribuindo nas conquistas sociais para a Igualdade Racial.

A premiação será dividida em seis categorias: Cultura, Esporte, Saúde, Educação, Cidadania e Personalidade. As inscrições serão realizadas em formulário próprio e com breve justificativa, nos termos indicados em edital confeccionado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

A escolha dos premiados se dará por deliberação de Comissão Julgadora que será composta por um representante da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania; dois da Sociedade Civil, sendo um indicado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial e outro pela Comissão Permanente de Educação, Cultura e Lazer da Câmara Municipal de Corumbá; um da Câmara Municipal de Corumbá, e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Corumbá.

Os integrantes da Comissão Julgadora não poderão ter qualquer tipo de vínculo com o candidato indicado ao prêmio, e em caso igualdade de pontuação final para premiação, será adotado o critério maior idade para fins de desempate.

PAVIMENTAÇÃO

Por outro lado, o vereador Allex está pleiteando junto à Prefeitura, a execução de obras de pavimentação (lajotamento ou asfalto) da Rua 7 de Setembro, entre as ruas Agostinho Mônaco e Alexandre de Castro, no Bairro Guatós.

O pedido foi direcionado aos secretários Luiz Fernando Moreira, de Infraestrutura e Serviços Públicos, e Ricardo Ametlla, de Planejamento e Projetos Estratégicos.

“Esta é uma reivindicação antiga dos moradores que sofrem com a poeira, sujeiras e principalmente barro em dias de chuvas, que dificulta o acesso ao local, tanto de pedestres como também de veículos”, reforçou.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador

Sair da versão mobile