Sancionada no último dia 20 de outubro, pelo prefeito Marcelo Iunes, a Lei 2.852 que institui o Dia Municipal do Profissional em Psicologia, a ser celebrado em 30 de agosto. O documento já foi inclusive publicado na edição nº 2.519, da última segunda-feira, 24, com um veto parcial.

O Projeto de Lei foi apresentado pelo vereador Alexandre Vasconcellos e aprovado por unanimidade no dia 30 de agosto, data em que a Câmara realizou uma Sessão Solene em homenagem aos profissionais da psicologia.

A instituição da data ocorre justamente no ano em que se comemora os 60 anos da regulamentação da profissão da Psicologia no País, conforme Lei nº. 4.119/62, bem como a importância histórica de Corumbá para o desenvolvimento da Psicologia no Mato Grosso do Sul, com o primeiro curso de graduação inaugurado em 1.967, na Universidade Estadual de Mato Grosso em Corumbá, atual Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus Pantanal.

Conforme o autor do Projeto, a data visa “valorizar e divulgar os serviços desses profissionais tão importantes para a sociedade em geral, diagnosticando, prevenindo e tratando das doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, e que também estuda, pesquisa e avalia o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais dos indivíduos, grupos e instituições, elucidando conflitos durante tratamento”.

Por Assessoria de Imprensa do Vereador