Corumbá On Line

Após quatro dias do término do tradicional arraial do Banho de São João em Corumbá, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e o diretor-presidente da Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico, Luiz Mário Cambará apresentaram nesta quinta-feira, 29 de junho, o balanço da festividade.

Ao iniciar, o chefe do executivo apontou algumas características da festa que a transformam em uma das principais no calendário de eventos municipal, “no ponto de vista da alegria, da agregação foi muito bom, a gente recebeu manifestações de várias pessoas que gostaram da festa e que também elogiaram a estrutura do evento, bem como o carisma e a receptividade do povo corumbaense”.

A possibilidade da manifestação cultural ser transformada em patrimônio imaterial nacional também foi abordada por Ruiter, “a equipe do Ministério do Turismo esteve aqui durante os dias de festa, analisaram de perto os festejos, e isso, nos deixa alegre, satisfeitos e na expectativa do reconhecimento como patrimônio nacional, e que seguramente se for reconhecido como tal, já idealizaremos o São João seguinte com maior envergadura, inclusive, pois contaremos com apoio maior do governo, não só na questão da propaganda institucional, mas também no aporte de recursos”.

Para a realização do arraial do Banho de São João foram investidos em infraestrutura, equipe de apoio, premiação dos concursos, show pirotécnico, segurança privada, atrações regionais e nacionais, o montante de R$ 813.697,30.

O Governo do Estado contribuiu diretamente com o evento disponibilizando verba para contratação da segunda atração nacional, a banda de Forró Falamansa, que se apresentou no domingo, e também com a segurança do evento que foi reforçada com o 7° BPM de Aquidauana e da Força Tática do 11° BPM de Jardim.

Conforme dados repassados pela Polícia Militar foram cumpridos 413 abordagens e checagens policias, 10 encaminhamentos para a delegacia, oito detenções em flagrante, dois casos de tráfico, um caso de roubo e um caso de furto.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram registradas 10 ocorrências, ambas sem graves consequências.

Mais de 50 mil pessoas passaram pelo Porto Geral dos dias 22 a 25 de junho e apreciaram as iguarias oferecidas pelas 90 barracas colocadas à disposição. A pesquisa realizada pela secretaria de Indústria e Comércio revelou também que 68,7% dos comerciantes se surpreenderam com o resultado das vendas; já 62,5% enfatizaram que o fluxo foi maior que em 2016, e 100% afirmaram que pretendem trabalhar em 2018. A movimentação financeira girou em torno de R$ 430 mil no que diz respeito as barracas e os pontos de comércio fixo.

Além de gerar renda extra familiar, o comércio durante as quatro noites beneficiou diretamente 286 pessoas, distribuídas em média de 3,18 por empreendimento. É um agregador de geração de oportunidades, renda e negócios, de atividades e empregos”, complementou o prefeito.

A rede hoteleira também obteve resultados positivos durante os festejos juninos, já que houve a ocupação de 80% dos leitos disponíveis. O comércio corumbaense também foi afetado positivamente, devido ao aumento em 3% no faturamento durante a comemoração.

Nossas expectativas foram superadas não só por esses resultados, mas também pela participação do público e pela ampla repercussão que estamos tendo”, comemorou, Cambará.

Reconhecimento Cultural

A fé e a devoção a São João Batista foram demonstradas por 106 grupos de devotos que foram até o Rio Paraguai banhar o santo. Cada um desses andores desceu ao Porto Geral com cerca de 50 devotos. Essa estimativa foi realizada durante a madrugada do dia 23 para 24 de junho. Nesta pesquisa não foram contabilizados os andores que foram as margens do rio na noite do dia de São João.

Atualmente 87 festeiros são cadastrados como Agentes Municipais da Cultura na Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico. Todos receberam certificados do Arraial Banho de São João 2017.

Por corumbaonline