A vida importa. Essa foi a primeira mensagem da III Mostra Cultural da Cidade Dom Bosco, realizada na última semana, em Corumbá. A mostra é o encerramento das atividades da instituição no ano e também dos programas, em especial o PCAF (Programa Crianças e Adolescentes Felizes).
Neste ano, a Mostra Cultural teve como tema “A vida é a melhor escolha”, com enfoque na saúde mental e também no protagonismo das crianças e adolescentes, que estão entre os principais atendidos pelos programas da Cidade Dom Bosco.
“Todos os participantes da mostra entenderam, em cada uma das apresentações, que podem contar sempre com a obra social da Cidade Dom Bosco. Para nós, deixar esta mensagem bem clara era o mais importante”, afirma o coordenador da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar.
As apresentações da mostra foram todas preparadas pelas oficinas de dança, música, teatro, educomunicação, artes e LIBRAS, tendo sempre como foco a saúde mental.
“A temática foi trabalhada no decorrer do ano e, por meio de reflexões, pesquisas e formações, os educandos das oficinas puderam preparar e montar apresentações artísticas baseadas nos impactos que a pandemia de Covid-19 causou na sociedade, bem como os transtornos psicológicos, distúrbios alimentares e intolerância, tendo como temas a depressão, ansiedade, pânico, bulimia e homofobia”, explica a responsável pelo PCAF, Karen Silva Simões.
Com a orientação dos educadores da Cidade Dom Bosco, os educandos prepararam as cenas, as coreografias das danças, o cenário e os figurinos do espetáculo. “Eles tiveram plena participação no roteiro e também na parte criativa dos atos”, lembra Karen.
A Mostra Cultural da Cidade Dom Bosco existe desde 2019. É uma forma de reforçar os temas trabalhados ao longo do ano durante as atividades do PCAF e também compartilhar o que foi aprendido com as famílias.