Referência na cultura e no turismo da Capital, a Casa do Artesão se prepara para dispor de um espaço mais moderno e atraente ao público. A revitalização completa do local já tem 60% do cronograma concluído. A obra segue em duas frentes de trabalho.
A reforma geral tem um investimento de R$ 2,2 milhões do Governo do Estado. A intenção é valorizar e recuperar o espaço que faz parte a história de Mato Grosso do Sul. A estrutura será moderna, acessível e prática, mantendo suas características tradicionais.
A arquiteta da Fundação Estadual de Cultura, Cláudia La Picirelli de Arruda, destaca que os trabalhos seguem em pleno vapor na área interna e externa do espaço. “Podemos dizer que 60% do trabalho já foi concluído, na próxima semana já termina a restauração das fachadas e finaliza a cobertura. Na parte interna já começou a restauração das paredes”, descreveu.
Ela destacou que o próximo passo na área interna será a colocação do piso e acabamento, assim como pintura interna, seguindo para parte final da reforma. O engenheiro Enrico Breda, responsável pela obra, explica que a ideia é fazer uma “restauração com a máxima conservação e mínima intervenção”.
Valorização
Lançada no programa “Retomada MS”, a obra de restauração da Casa do Artesão faz parte do planejamento do Governo em recuperar os principais pontos de cultura e turismo do Estado, para incentivar e fomentar os dois setores.
“A Casa é o ícone do nosso artesanato estadual, somos referência regional, de suma importância para área cultural. Local que tem mais de 40 anos aberto ao público, que gera renda aos artesãos do Estado, referência no segmento”, destacou a coordenadora da Casa do Artesão, Eliane Torres.
A reforma vai resgatar a memória histórica da cidade, respeitando o projeto original do prédio. O local vai receber a readequação dos espaços para ficar mais ágil e preparado para receber os visitantes, tendo a copa para funcionários, estoque, almoxarifado e lavanderia separados.
Entre as mudanças no espaço se destaca a readequação da escada para atender as normas de acessibilidade, dispondo de um novo guarda corpo em aço corten. Também faz parte do projeto a instalação de um elevador de acessibilidade, assim como requalificação das calçadas.