Alunos e ex-alunos do Senac MS, da área da Tecnologia da Informação, e uma consultora do segmento de beleza, se destacaram durante o 1º Startup Weekend BIOTECH, edição Campo Grande, realizado entre os dias 02 e 04 de dezembro.

O aluno João Augusto Maia de Souza, do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, da Fábrica de Software, participou da equipe campeã da competição, com o desenvolvimento de um aplicativo APPCULTOR da Startup Mel To Go, para gestão e controle dos apicultores e com o uso de Arduino para controle e monitoramento. Ele diz que todo o processo foi de grande aprendizado.

“Só tenho a agradecer a oportunidade de participar de um evento como este, especialmente ao Mario Marcio Marietti, consultor de TI do Senac Hub Academy, que me incentivou a me inscrever e pela equipe do Senac pelo apoio. E foi uma experiência única, muito intensa e de muito aprendizado, além do network que proporciona. Foi uma conquista difícil, mas valeu a pena todo o processo”, diz.

Já o aluno Pedro Henrique Amaral, do curso de Programador Web, ficou em segundo lugar, com o desenvolvimento de um biofertilizante orgânico, com o resto de folhas e hortaliças que não têm destino correto nas feiras, mercados e no Ceasa.

“O processo foi complicado, pois trabalhar com pessoas que você nunca viu na vida, de diferentes áreas de formação, idades variadas e sobre um assunto que você não tem muito conhecimento, é bem difícil, e isso é o desafio do projeto. Nossa ideia surgiu depois de muitas tentativas, debates e com muitas ideias iniciais. Mas após a validação, o time entrou em sintonia e conseguiu realizar todo o processo, assim como a parte de identidade visual para fazer a apresentação”, conta.

A consultora do Senac, Valeska Ferreira, participou da equipe que ficou na terceira colocação. Eles criaram uma ideia de um probiótico infantil mais palatável, em forma de picolé, para melhorar a flora intestinal das crianças.

“Éramos um grupo bastante diverso, com pessoas de formações completamente diferentes e fomos mudando o nosso projeto, até chegarmos à ideia final. É uma experiência única, enriquecedora, e digo que todos os empreendedores ou pessoas que queiram empreender precisam passar por um processo como esse, muito transformador, e que mostra a importância do foco de um negócio que vai resolver o problema de alguém”, afirma.

Os quatro consultores de inovação do Senac Hub Academy participaram do evento, nas competições e na organização. “Um aprendizado importante para trazer novas metodologias para o Senac, novas ideias, se apropriar um pouco mais sobre o trabalho das startups, de um negócio escalável. Precisamos estar sempre abertos às novidades e sempre participando de propostas de inovação como esta”, conclui Valeska.

O Startup Weekend é um evento global e a missão dos participantes é validar uma ideia de negócio durante um fim de semana. São vários projetos que entram para votação e são criadas equipes com as mais votadas no evento, que contam com auxílio de mentores que respiram o mundo das startups.

A ideia do evento era que o empreendedor aprendesse como pensar, trabalhar e construir uma startup em 54 horas e se conectar com os melhores mentores, investidores, co-fundadores e patrocinadores para lhe mostrar como começar mais rápido e talvez até criar um negócio.

“Estamos sempre apoiando eventos como este e projetos inovadores que possam contribuir para o aprendizado dos nossos alunos e também para os empresários locais. Ficamos muito felizes com um resultado como este, que mostra a qualidade da capacitação oferecida pelo Senac MS, especialmente com a nova unidade do Senac Hub Academy, contribuindo para que as possibilidades de qualificação em tecnologia chegue nas diferentes parcelas da sociedade”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Por Assessoria de Comunicação