A Rede Municipal de Ensino de Corumbá (REME) superou a meta estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). No resultado divulgado nesta terça-feira, 15 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC), o munícipio atingiu a nota de 5.2 em 2019, quando a projetada pelo Governo Federal para o período era de 5.1, portanto superou.
A REME avançou 0.4 pontos em comparação aos números de 2015 e 2017, quando atingiu a nota 4.8 em ambos os levantamentos. “É importante observar que os resultados são frutos de dois anos de trabalho, 2018 e 2019”, explicou o Secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu.

Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), a REME avançou 0.5 pontos em relação a 2017 e atingiu a meta proposta para o período, que foi de 4.7. “São números expressivos e que refletem os investimentos realizados na educação pública municipal. Essa conquista representa todo trabalho e esforço dos professores, coordenadores, diretores e toda comunidade escolar”, completou a Secretária Adjunta Maria do Carmo. A Gerente de Gestão de Políticas Educacionais, Maria Aparecida acrescentou que da mesma forma que as escolas municipais formam o ideb da Rede Municipal, as redes municipal e estadual juntas compõem a nota global do município. As escolas da rede privada participam por adesão.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar e dos resultados do Saeb.

Das 21 escolas avaliadas nos anos iniciais, 14 superaram as metas projetadas, 2 atingiram as metas, 3 avançaram e 1 participou pela primeira vez da avaliação. Dados extremamente positivos para o município.
Das 17 unidades participantes nos anos finais, 5 superaram as metas projetadas, 1 atingiu a meta, 7 avançaram, 1 manteve a nota anterior e 1 participou pela primeira vez da avaliação.

As três melhores notas que ganharam destaques dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ficaram por conta das seguintes unidades de ensino: Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues, média 6,4; Escola Municipal Barão do Rio Branco, média 6.2 e Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, média: 6.1;

Nos Anos Finais os melhores resultados são da Escola Municipal Barão do Rio Branco, média: 5.8; Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues, média: 5.5 e Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros e Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira, ambas as escolas com a média 5.3.
Os resultados do IDEB além de refletirem os investimentos na Educação Básica, apontam os caminhos a serem seguidos pela gestão.

Por Da Redação

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