A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico está fazendo o recadastramento dos Festeiros de São João, bem como o cadastramento para os que ainda não o fizeram.

 

Para o cadastro, o festeiro deve apresentar cópia do RG; cópia do CPF; comprovante de Residência; cópia do Certificado de Agente Municipal de Cultura, expedido no ano de 2016 ou 2017, ou declaração expedida pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, informando que realiza o Festejo, caso em que devem ser comprovadas as exigências necessárias.

 

O festeiro também precisa apresentar um breve relato histórico do Festejo que realiza, contendo o máximo de informações possíveis, por exemplo: o motivo de realização, se está atrelado à devoção e qual a religião, se segue uma tradição familiar, se o festejo abrange uma comunidade, o número de famílias atingidas e se há documentos (fotos, filmagens, parte de trabalhos acadêmicos de pesquisa) que comprovem a realização dos festejos em anos anteriores.

 

O cadastramento tem por finalidade a identificação, reconhecimento e possível certificação como “Agente Municipal de Cultura”, dos festeiros, o que possibilita a implementação de ações em benefício da Cultura Corumbaense, por parte do Poder Público Municipal. O cadastro pode ser feito até o dia 7 de junho, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na sede da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, localizada na Rua 15 de Novembro, nº 659, Centro.

 

Os festeiros que cumprirem os requisitos estabelecidos para o cadastro, tendo interesse, poderão receber auxílio financeiro, a título de “apoio cultural”, desde que cumpram com o estabelecido no edital 015/2018, publicado na edição da quinta-feira, 24, do DIOCORUMBÁ. A verificação da documentação de cadastro será realizada pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, entre os dias 08 e 12 de junho de 2017, sendo mantida, em posse da FCPH, a relação de festeiros considerados aptos.

 

Validado o cadastro do festeiro, será expedido um certificado para o mesmo, tendo como previsão de entrega o dia 16 de junho de 2018, na sede da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, o que servirá para reconhecê-lo como agente de preservação da Cultura do Município de Corumbá.

 

Para que o festeiro de São João seja habilitado para receber o Apoio Cultural da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá no ano de 2018, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

 

Estar cadastrado na Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá desde o ano de 2013 ou anterior, tendo se recadastrado, obrigatoriamente, em todos os anos seguintes; tenha participado das festividades do Banho de São João e cumprido o disposto nos Editais de (re)cadastramento dos anos anteriores, desde o ano de 2011; a participação compreende a descida do andor no dia 23 de junho, com sua respectiva comunidade festeira, no trecho do início da Ladeira Cunha e Cruz em direção à região da “prainha” do Porto Geral, procedendo a “lavagem” do andor.

Por corumbaonline

Sair da versão mobile