O fornecimento de alimentação diferenciada a alunos das escolas e creches da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá, portadores de diabetes e hipertensos, é o que pretende o vereador Chicão Vianna que, na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 11, apresentou um Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a tomar medidas nesse sentido.

A proposta prevê cadastramento de todos os alunos portadores de diabetes e hipertensão eu necessitam de alimentação diferenciada, que será feito pelo próprio estabelecimento de ensino, mediante apresentação de laudo assinado por médico competente, além de outros documentos que a Secretaria Municipal de Educação julgar necessário.

Ressalta também que o cardápio a ser fornecido aos alunos será de responsabilidade de profissional competente, integrante do quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Corumbá, ou contratado, conveniado ou voluntário.

Ao apresentar o Projeto de Lei, Chicão citou em sua justificativa que no Brasil, “existem mais de 12 milhões de pessoas portadoras de diabetes. De igual modo, a hipertensão é uma doença democrática, que acomete 1 em cada 3 brasileiros, entre crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Trata-se de doenças que requerem constante atenção e dieta alimentar específica”.

Por isso mesmo ele destaca a necessidade de uma alimentação especial, já que a não observância às restrições alimentares recomendadas aos diabéticos e aos hipertensos, pode causar sérios danos à saúde deles.

“A dieta dos mesmos precisa ser observada nas escolas com o mesmo cuidado que há em suas casas, para que a manutenção da saúde e bem-estar destes não seja, de forma alguma, prejudicada. A nossa proposta visa garantir que os alunos portadores de diabetes e aos hipertensos, tenham alimentação adequada enquanto estiverem em horário escolar, visando o controle da doença”, finalizou.

Trânsito

Por outro lado, também na sessão de ontem, Chicão solicitou ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat), Alexandre Vasconcellos, a realização de estudos no sentido de se implantar uma sinalização que tenha maior poder de controle do fluxo de veículos que circulam no cruzamento das ruas Frei Mariano e Cabral, no centro da nossa cidade.

Ele explicou que, após as obras da Rua Cabral e as consequentes alterações no trânsito, os condutores de veículos estão apresentando dificuldades em se às alterações ocorridas, e que isso pode causar acidentes com riscos à saúde de quem trafega pelo local.

Por corumbaonline