O prefeito Marcelo Iunes, acompanhado pela secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, participou nesta quarta-feira, 21 de agosto da inauguração do campus da Unicesumar em Corumbá. Localizada na rua Pedro de Medeiros, no bairro Popular Velha, a sede possui mais de 5 mil metros quadrados distribuídos em dois grandes blocos, 12 salas de aula, 8 salas de tutoria, 6 laboratórios e auditório com 233 lugares; além de Laboratório de Simulação Realística para os alunos do curso de Medicina.

“É um marco histórico para Corumbá e o início de uma nova era para a nossa cidade. A instalação da Faculdade de Medicina da Unicesumar em nosso solo não é apenas a inauguração de um prédio, mas a materialização de um sonho coletivo, o investimento em um futuro mais promissor para todos que aqui vivem”, afirmou o chefe do Executivo Municipal durante a cerimônia de inauguração. “Ao formar médicos em nosso próprio município, estamos investindo na saúde da população corumbaense. Teremos profissionais mais próximos da realidade local, capazes de atender às demandas específicas dde nossa comunidade”, frisou o prefeito.

Marcelo Iunes destacou que a doação, pela Prefeitura, da área – dentro do Parque Urbano Zumbi dos Palmares – onde a sede foi instalada “materializa o compromisso da nossa gestão em sempre investir na educação e no desenvolvimento da nossa comunidade”. Em dezembro de 2019, o prefeito formalizou a transferência com direito real de uso da área para instalação da Faculdade de Medicina pelo Centro de Ensino Superior de Maringá Ltda (Cesumar).

“Com a chegada efetiva do curso de Medicina damos um salto de qualidade em nossa oferta educacional, democratizando o acesso ao ensino superior e promovendo a formação de profissionais da saúde altamente qualificados. A iniciativa em reservar cinco vagas com bolsa de estudo integral para alunos de Corumbá, que temos aqui, demonstra o compromisso do Poder Público Municipal e desta instituição, com a inclusão social e formação de novos e valorosos profissionais”.

Diretor da UniCesumar Corumbá, Sidney Mella, ressaltou o trabalho da Prefeitura para instalação do curso de Medicina no município. “O prefeito Marcelo acreditou nesse sonho e nos permitiu todo o suporte para que a gente tenha uma integração entre ensino e serviço”, disse.

Wilson de Matos Silva, fundador da UniCesumar, reforçou a importância do Executivo Municipal para a chegada da Unicesumar a Corumbá. “O prefeito Marcelo Iunes teve essa feliz iniciativa de se cadastrar e batalhar junto aos ministérios da Educação e da Saúde que esta faculdade de Medicina se instalasse aqui”. Também participou da cerimônia, a reitora de Educação Presencial UniCesumar, Solange Munhoz Arroyo Lopes.

O curso de medicina da UniCesumar está em 5º lugar entre as instituições privadas do Brasil, segundo Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019. Um dos grandes diferenciais do curso está, justamente, na metodologia aplicada no Laboratório de Simulação Realística (Simulab), considerado um dos mais inovadores. Nele, são realizadas situações clínicas reais praticadas nos consultórios, casas simuladas e salas de urgência e emergência do laboratório, onde os professores utilizam manequins robôs e corpo cênico de atores para promover vivências realísticas que tornam o aprendizado muito mais significativo e seguro. Enquanto alunos praticam a situação real, também aprendem a atuar visando a segurança dos futuros pacientes, com qualidade técnica.

Convênios e parcerias

Para aproximar ainda mais os alunos da população, a instituição mantém convênios com instituições de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e Secretaria Municipal de Saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e hospitais. A inauguração do novo campus vem junto com a publicação da nota 5, considerada nota máxima, de recredenciamento da instituição no Ministério da Educação (MEC), obtida em maio de 2024, após processo avaliativo do MEC. Esse é um processo muito importante para as Instituições de Ensino Superior (IES), pois é a garantia de que estão cumprindo com as exigências do MEC em relação à estrutura física, ao corpo docente, aos projetos pedagógicos e à qualidade do ensino.

Por Da Redação

Sair da versão mobile