O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, recebeu nessa terça-feira, 22 de outubro, a medalha Tríplice Aliança. A homenagem foi entregue no 17º Batalhão de Infantaria de Fronteira durante o XI Encontro Internacional de História sobre as Operações Bélicas na Guerra da Tríplice Aliança, realizado desde a segunda-feira, 22, na Capital do Pantanal.
O evento reúne estudantes, professores, pesquisadores e militares do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai e trata sobre as Operações Bélicas na Guerra da Tríplice Aliança. O encontro nasceu por iniciativa de acadêmicos, civis e militares dos países envolvidos naquele conflito, para aprofundamento nas pesquisas históricas, divulgação de feitos e ampliação de pontos de vista historiográficos.
Sem ligações com entidades governamentais, essas reuniões foram se avolumando e crescendo de importância, sempre com o objetivo de promover o conhecimento e a divulgação da História da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) e o intercâmbio de dados históricos, arquivos e bibliografias em geral e lançar o Comitê Sul-Americano de História Militar (CoSAHM).
Durante a homenagem, o prefeito de Corumbá destacou a importância das Forças Armadas para a região e enfatizou a paz e a cordialidade que com que todos os Países envolvidos na Guerra do Paraguai mantén na atualidade.
“Sinto-me extremamente honrado em receber a medalha da Tríplice Aliança, ressaltando a grande importância do encontro internacional de história que está sendo realizado em nossa cidade. Este acontecimento não é importante apenas para historiadores e acadêmicos dos países envolvidos. É, na verdade, um encontro de fundamental importância para mostrarmos ao Brasil e ao mundo, o papel fundamental desempenhado por Corumbá para o final da guerra e para o nascimento de uma paz duradoura”, afirmou o prefeito.
“É com base nessa paz duradoura e eterna, que a cidade recebe de braços abertos a todos os visitantes. Estamos aqui na fronteira oeste do brasil defendendo o progresso, consolidando o desenvolvimento da cidade, porém, priorizando o ser humano com o bem estar e auto estima necessárias para a felicidade. E as Forças Armadas, muito mais do que a garantia de soberania e segurança na nossa fronteira, é uma das nossas grandes parceiras para que os nossos objetivos sejam alcançados”, continuou o Chefe do Executivo municipal.
“Na saúde, na educação, no esporte, na infraestrutura, enfim em todas as áreas da nossa administração, sempre podemos contar com a presença forte e importante das forças armadas. É por isso que esta medalha que hoje recebo, assim o faço em nome de todos munícipes que já receberam e que de alguma for ainda recebem e vão continuar recebendo o apoio e a ajuda consistente das nossas Forças Armadas”, concluiu Marcelo Iunes.
O comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general-de-brigada Ronaldo Moraes Brancalione, o comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, também participaram da solenidade, que ainda reuniu diversas outras autoridades militares dos quatro países.