Corumbá foi uma das 17 cidades de Mato Grosso do Sul, cuja ação do Executivo garantiu o recebimento do título de “Prefeito Inovador 2022” na tarde desta quinta-feira, 18 de agosto, em Campo Grande.
O prefeito Marcelo Iunes, que foi representado pela secretária adjunta de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, durante o 1º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, recebeu a honraria por uma ação histórica para aquisição de 600 computadores destinados à Rede Municipal de Ensino de Corumbá, que não recebia investimentos dessa natureza desde 1997, ou seja, 25 anos.
O reconhecimento foi entregue pela Rede Cidade Digital (RCD) às gestões que estão investindo em tecnologia e inovação como forma de melhorar a eficiência dos serviços prestados à população.
Em Corumbá, os investimentos giraram em torno de 2,8 milhões e destinaram novos computadores para as escolas tanto na área urbana como rural e regiões de difícil acesso, incluindo as chamadas “escolas das águas”, localizadas em pleno Pantanal sul-mato-grossense.
“Ficamos muito felizes por Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estar sempre em destaque por avaliadores externos à Administração. A entrega desses computadores para equipar todas as salas de tecnologia, secretarias e salas de professor de sala de professores foi um sonho pra gente. Um sonho que se transformou em realidade e, a partir de agora, passa a trazer muito mais agilidade no atendimento à população e qualidade no ensino de nossos estudantes”, avaliou a secretária adjunta, Maria do Carmo.
Conforme a organização, para a seleção foram considerados diversos fatores entre eles a utilização da tecnologia e inovação de forma estratégica na gestão pública através de ações implantadas na atual gestão (2020-2024) e que estão contribuindo na melhoria da prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe.
“A tecnologia se tornou indispensável, principalmente nessa pandemia. Sempre falamos dentro da Rede Cidade Digital, em mais de 10 anos que percorremos vários Estados e municípios, que a tecnologia tinha chegado como uma propulsora do desenvolvimento. Não dá mais para se pensar no serviço público, em buscar melhorias na qualidade de vida, sem o uso de tecnologia”, destacou o diretor da RCD, José Marinho.
O Congresso, apoiado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), reuniu prefeitos, gestores, servidores e especialistas para tratar da implantação de governos mais digitais e eficientes. Os municípios Sul-Mato-Grossenses também tiveram a oportunidade de conhecer ações de modernização de Prefeituras que são destaques no cenário nacional no investimento em tecnologia e inovação.