A Polícia Militar autuou e multou em R$ 50 mil o proprietário de uma empresa onde houve o vazamento do produto químico perigoso Amônia anidra (NH3) por “causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas ou que provoque, de forma recorrente, significativo desconforto respiratório ou olfativo devidamente atestado pelo agente autuante”, conforme o artigo 70 c/c artigo 54 parágrafo 2º, II da Lei Federal 9.605/98 e artigo 3º, II, VII c/c artigo 62, II do Decreto Federal 6.514/2008.

 

O fato ocorreu no dia 8 de junho em uma empresa de cerveja desativada, localizada no bairro cervejaria. Seus funcionários estavam fazendo a remoção dos equipamentos do local quando houve a ruptura (corte) de  uma tubulação que liga ao cilindro de refrigeração.

 

A amônia representa riscos á saúde e, esses riscos exigem uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) e procedimentos de segurança e manuseio bem elaborados. Conforme atendimento do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, esses itens exigíveis estavam ausentes e os moradores das adjacências precisaram ser retirados momentaneamente de suas moradias devidos o forte cheiro, sendo inclusive algumas pessoas encaminhadas ao Pronto Socorro de Corumbá.

Por corumbaonline