A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 20 de janeiro, a “Operação Rastro”, com o objetivo de investigar um suposto esquema de tráfico transnacional de droga, por meio de trilhas clandestinas que ligam o Brasil e a Bolívia.

As investigações tiveram início em janeiro de 2021 com a prisão em flagrante de um cidadão brasileiro e apreensão de um menor infrator, também brasileiro, por estarem transportando cocaína proveniente da Bolívia.

A identificação das pessoas em torno do fato somente foi possível por meio dos rastros deixados pelos envolvidos. Assim, foi possível identificar quem seria o responsável pela coordenação da aquisição da droga e logística de transporte da Bolívia para o Brasil.

Durante a operação foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um homem de 21 anos teve a prisão preventiva decretada, em Campo Grande. Ele foi indiciado por tráfico transnacional de drogas, tendo em vista o envolvimento em um flagrante ocorrido no início do ano passado (2021), região da “Trilha do Gaúcho”, quando dois de seus comparsas, um brasileiro de 20 anos de idade, foi preso e um menor-infrator, também brasileiro, de 17 anos, foi apreendido, na posse de 900 gramas de pasta base de cocaína, proveniente da Bolívia.

Operação Rastro

A Operação foi batizada de RASTRO em referência tanto à língua espanhola, na qual “RASTRO” significa TRILHA, quanto à língua portuguesa, na qual “RASTROS” pode significar “PISTAS”.

Por Da Redação