O futebol não para de surpreender e, nesta sexta-feira (11), não foi diferente. A seleção do Peru, última colocada das Eliminatórias, venceu o Uruguai por 1 a 0 em Lima, pela nona rodada. Miguel Araujo anotou o gol solitário aos 43 minutos do segundo tempo no Estádio Nacional.

Com o resultado, o time comandado por Jorge Fossati, velho conhecido dos torcedores do Internacional, chega a seis pontos. Assim, pula para nono lugar e empurra o Chile para a lanterna. Foi o primeiro triunfo dos peruanos no qualificatório para a Copa do Mundo de 2026, mantendo, assim, ainda viva a esperança de vaga na próxima edição.

Já o Uruguai, em meio à crise entre Marcelo Bielsa e jogadores, ocupa o terceiro lugar, com 15 pontos. Esta, aliás, foi a terceira partida consecutiva da seleção celeste sem anotar gols nas Eliminatórias da América do Sul. Anteriormente, foram dois empates por 0 a 0. A última vez que os uruguaios balançaram a rede adversária foi aos 26 minutos da segunda etapa no triunfo por 3 a 0 sobre a Bolívia. Portanto, já são 289 minutos sem gols ao todo.

Primeiro tempo morno
Foi um jogo sem grandes oportunidades claras. O Uruguai controlou a posse de bola e tomou a iniciativa, principalmente com Arrascaeta liderando as jogadas. Mas os visitantes não criaram muito perigo para o goleiro Gallese. O Peru também apresentou criatividade na construção de jogadas, mostrando, assim, o motivo pelo qual segue na parte inferior da tabela.

Peru chega à vitória no segundo tempo
Na volta do intervalo, a seleção peruana saiu para o jogo e, como recompensa, chegou ao gol. Já na reta final, aos 43 minutos, o zagueiro Michel Araujo aproveitou cruzamento da esquerda para superar Rochet e, assim, garantir a primeira vitória de sua seleção nas Eliminatórias.

Próximos jogos das equipes 

Agora, o Peru tem um grande compromisso: enfrentará a Seleção Brasileira em Brasília, em jogo marcado para terça-feira (15). Enquanto isso, o Uruguai medirá forças em casa contra o Equador, no mesmo dia.

Por Portal Terra