O Cristo Redentor será o primeiro bairro atendido por uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti desenvolvida por equipes da Prefeitura e voluntários das igrejas evangélicas de Corumbá. Os trabalhos serão desenvolvidos no sábado, 27, a partir das 08 horas, e fazem parte de uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Saúde do Município e o Conselho Regional de Pastores Evangélicos Corumbá (Coreme).

A parceria com a Prefeitura foi uma iniciativa do vereador Manoel Rodrigues que viabilizou um encontro de representantes do Coreme com o secretário Rogério Santos Leite, realizado dias atrás. Esta semana, uma nova reunião finalizou detalhes do trabalho que será realizado e, nesta quinta-feira, 25, integrantes das equipes da Saúde se reúnem com os voluntários, para tratar dos detalhes finais da ação.

A parceria foi oficializada durante um encontro do secretário de Saúde Rogério Leite com o vereador Manoel Rodrigues, membro da Primeira Igreja Batista; do professor e pastor Roberto Anunciação, também da Primeira Igreja Batista; e o pastor Lourival Moraes, da Igreja Cristo para o Mundo, que representou o Coreme.

A parceria visa desenvolver ações conjuntas de combate a doenças provocadas por mosquitos como dengue, zika, chikungunya e leishmaniose. Participaram do encontro também a coordenadora do Centro de Controle de Vetores, Grace Bastos, e a chefe de Núcleo de Educação Continuada da Saúde, Rosemary Metran.

Conforme Rogério Leite, essa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Corumbá junto com a Secretaria Municipal de Saúde em buscar parceiros no combate às doenças endêmicas que avassalam a região. Essa ação já aconteceu no ano passado com outras igrejas e instituições.

“Estamos arranjando mais parceiros para que se estabeleça essa condição de levar a promoção e prevenção em saúde para a nossa população. Acho que temos que arrumar mais colaboradores, pois, só assim, aumentaremos nosso exército na luta contra essas doenças. O cidadão tem o direito ao bem-estar da sua saúde, mas também o compromisso de executar suas tarefas de higiene pessoal, higiene da casa e limpeza do seu terreno, para que não tenhamos o crescimento de larvas do mosquito”, afirmou o secretário.

A intenção é incentivar os moradores a trabalharem em prol da própria saúde, limpando suas residências, efetivando a prevenção às doenças. O objetivo é fazer com que o público-alvo compreenda que precisa se mobilizar dentro das próprias casas sem a necessidade da intervenção direta de militares ou de servidores da Secretaria de Saúde.

“Conversando com a Associação da Igreja Batista juntamente com o Conselho de Pastores fizemos esse elo entre a Secretaria de Saúde e as igrejas evangélicas. O objetivo é participar do mutirão no Cristo Redentor, primeiro bairro onde será feita ação educativa e, ao mesmo tempo, estaremos retirando o acúmulo de lixo. Queremos mostrar que o lixo acumulado pode aumentar a proliferação da dengue. Diminuindo esse lixo e conscientizando as pessoas, vamos diminuir os casos da dengue no município”, afirmou o vereador Manoel Rodrigues.

“Estamos dando o pontapé inicial e a nossa ideia é que outras entidades, não só da parte religiosa da cidade, possam fazer parcerias com a Secretaria de Saúde não só não mão de obra, como também no material de divulgação e outros meios por quais possa ser atingido nosso objetivo, que é a prevenção”, completou Rodrigues. (Com Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Corumbá)

Por corumbaonline

Sair da versão mobile