Os constantes problemas de superlotação de ônibus que atendem as linhas do sistema de transporte coletivo de passageiros na parte alta da cidade, estão gerando reclamações dos usuários, preocupando os vereadores corumbaenses.

Na sessão de ontem, segunda-feira, 14, o tema foi alvo de três requerimentos apresentados por vereadores da Casa de Leis, e um deles foi Genilson José que solicitou ampliação do número de veículos para atender as linhas da região Sul, parte alta da cidade, em especial do Bairro Guatós e conjuntos localizados nas imediações.

“Houve uma redução do número de veículos durante os últimos dois anos, em virtude da pandemia. Ocorre que, antes, com paralisação das aulas presenciais e muitas pessoas trabalhando no sistema home office, ocorreu uma queda sensível no número de passageiros e isso motivou a redução de veículos”, observou Genilson.

“No entanto, a situação hoje é diferente. Muitos retornaram aos trabalhos normais, as aulas presenciais foram retomadas, e o que se vê são ônibus superlotados e muitos aguardando nos pontos de ônibus”, ressaltou.

Para sanar o problema, o vereador pediu a diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, com cópia à Empresa Viação Cidade Corumbá, a realização de estudos visando ampliar a frota e reforçar as linhas.

“É preciso ampliar o número de veículos. Hoje, os usuários do transporte coletivo estão encontrando problemas de superlotação e demora. Nos horários de pico, é comum ver ônibus lotados, passageiros até nos degraus e muitas pessoas aguardando nos pontos. Como as aulas voltaram ao normal, os alunos estão ficando para trás, pois o ônibus passa lotado, sendo que o próximo ônibus vai passar depois de uma hora. Por isso estamos pedindo estudos, no sentido de ampliar a frota para eliminarmos este problema”, completou.

RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO

Ao secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla, o vereador pediu a realização de serviços de recuperação do pavimento da Rua Firmo de Matos, na esquina com a Rua Duque de Caxias, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, que apresenta inúmero buracos, tornando perigoso o tráfego de veículos.

Pediu ainda a remoção de pedras e sobra das obras de drenagem e pavimentação da Rua Paraná, entre as ruas Luís Feitosa Rodrigues e 21 de Setembro, no Bairro Popular Nova, para eliminar entulho deixado em um terreno particular.

LIMPEZA

À mesma pasta, Genilson José está reivindicando serviços de limpeza e roçada na Rua Bahia, no Conjunto Guanabara, para eliminar problemas causados pelas chuvas como mato alto, inclusive nas calçadas, obrigado pedestres a trafegar pelas ruas; limpeza e roçada, na continuação da Rua Minas Gerais, entre a Rua Barão de Melgaço e Alameda Dona Antônia, no Conjunto Vitória Régia, Bairro Cristo Redentor, que se encontra com mato alto, e as chuvas estão formando poças de água, focos em potencial para proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, colocando em risco os moradores da região.

HOMENAGENS

Na sessão de ontem, Genilson prestou homenagens com entrega de Moções de Congratulações a Edna de Souza Gama que, há 18 anos, tem trabalhado na organização de campeonatos de futebol amador no campo da Embrapa, e a Leila de Souza pela organização de campeonatos de futebol interbairros, e que transformou o campo da Embrapa em palco de um dos melhores campeonatos da cidade, chegando a receber público de mais de uma mil pessoas, promovendo lazer e geração de renda aos vendedores ambulantes.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador