Franz Mendes

O Operário é o primeiro finalista do Campeonato Sul-mato-grossense Loterias Caixa 2018. Neste domingo, o Galo voltou a vencer o Sete de Dourados no confronto de semifinal, havia vencido na quarta-feira por 1 a 0 e agora fez 2 a 1, e volta a decidir o Estadual 21 anos depois. O time de Celso Rodrigues aguarda por Corumbaense ou Novo que fazem o segundo jogo na quarta-feira em Corumbá.

O jogo

Precisando vencer, o Sete teve outro desfalque de última hora. O volante Cy sentiu um problema muscular no trabalho de aquecimento e teve que ser substituído antes da bola rola. O técnico Márcio Santos optou por dois volantes marcadores (Baiano e Primo) e lançou o centroavante Willians Recife para dar mais opção ao ataque. Mas a escolha não deu certo. Apático, o time mandante pouco criou durante os primeiros 45 minutos.

A primeira grande chance apareceu com o veterano Rodrigo Grahl aos 18 minutos. O atacante recebeu lançamento e de cabeça mandou a bola na trave de Diego. O goleiro douradense foi obrigado agir novamente um minuto depois. Em cobrança de falta na intermediária, ele apareceu de mão trocada para salvar o Sete.

Aos 35, Luis Miguel receber na ponta direita e Diego saiu nos pés do jogador para evitar o gol. Mas aos 39, o camisa 10 do Galo se deu melhor. Em cobrança de lateral rápida, ele recebeu, de novo na ponta direita e quase que um replay do lance anterior saiu de cara com Diego, mas dessa vez tocou na saída do goleiro e abriu o placar no Douradão que aumentou a vantagem do time da capital.

Nova Postura

Márcio Santos foi para o vestiário disposto a mexer no Sete e voltou com Lucas Adão no lugar de Willians Recife. O Sete voltou mais agressivo e aos 9 minutos, Baiano tocou de cabeça e mandou no travessão. Aos 10, Lucas Adão recebeu na intermediária e soltou uma bomba que o goleiro Pereira foi buscar no ângulo para salvar. Aos 13, Keverson pegou rebote dentro da área, mas errou na finalização e a bola subiu demais.

Lucão deu esperanças aos torcedores do Sete com gol aos 40 minutos do segundo tempo (foto: Rafael Goes)
Lucão deu esperanças aos torcedores do Sete com gol aos 40 minutos do segundo tempo (foto: Rafael Goes)

A pressão do Sete foi aumentando e Rodrigo Ost deixou o gramado para a entrada de Lucão. Aos 35, Leandrinho chutou, Pereira defendeu e Lucão dividiu o rebote com o goleiro. A bola rolava lentamente para o gol, mas o arqueiro se recuperou e encaixou.

Aos 40, Lucão avançou com a bola e passou pelo zagueiro e o goleiro para empatar. O gol deu novo ânimo ao Sete que precisava de mais um para ir à final. Mas o Operário se fechou e tentava ganhar tempo a todo momento com queda de jogadores fazendo o relógio correr com a bola parada. Aos 49, em contra-ataque, Fernandinho recebeu na intermediária e acertou um belo chute no ângulo de Diego para confirmar o Operário na decisão.

Ao final de jogo, muita confusão em torno do árbitro com jogadores do Sete. Sem nada a ter com a discussão, os jogadores do Operário comemoraram a chance de quebrar o jejum de títulos e a volta a competições nacionais como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D, ambos de 2019.

Quem enfrenta?

Na quarta-feira, Corumbaense e Novo voltam a campo para decidir o outro finalista. No primeiro jogo no Morenão, empate de 1 a 1. Um novo empate classifica o Carijó. Para o time do Novo, apenas a vitória interessa.

Por corumbaonline