A Câmara Municipal de Corumbá prestou ontem, segunda-feira, 28, uma homenagem aos familiares do advogado Dr. Léo de Medeiros Guimarães, que deu nome ao plenário do Poder Legislativo corumbaense. Foi durante uma Sessão Solene marcada também pela celebração do Dia do Servidor Público, abrilhantada com a entrega de Moções de Congratulações a funcionários efetivos da Câmara, inclusive aposentados e pensionistas, e a policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

A sessão foi sugerida pelo vereador e vice-presidente da Câmara, Tadeu Vieira, com apoio dos demais integrantes do Poder Legislativo. Na oportunidade, aconteceu o descerramento da placa com a foto de Léo de Medeiros Guimarães, fixada na entrada do plenário da Casa do Barão de Vila Maria, com participação de Carla Roa Guimarães e Sérgio Roa Guimarães, filha e filho de Léo, que foi vereador e presidente da Câmara em dois períodos, 1964 – 1965 e 1978 – 1980.

“Uma justa homenagem ao Dr. Léo, um grande homem, um grande político, com uma honradez imensa, e de uma um grande família que tem um vínculo muito grande com familiares de minha esposa”, enalteceu Tadeu, autor da proposta de dar o nome do Dr. Léo de Medeiros Guimarães ao plenário da Casa de Leis, aprovado por unanimidade.

O presidente do Poder Legislativo, Roberto Façanha, também enalteceu a iniciativa. “Foi uma justa homenagem à família Guimarães prestada pela Câmara de Corumbá, por iniciativa do vereador Tadeu e apoiada por todos dessa Casa de Leis”.

O ex-vereador Alberto de Medeiros Guimarães ocupou a tribuna do plenário e falou em nome da família. Ele fez um relato da trajetória dos Guimarães na cidade, de Totico de Medeiros, pai de Léo e de seu pai, Breno de Medeiros, ex-prefeito de Corumbá, que se mudaram com para o Rio quando tinham dois e quatro anos, respectivamente, acompanhando o pai, Totico.

Alberto lembrou que o pai, Breno, retornou à cidade após se formar em medicina e estar servindo ao Exército. Em seguida veio o tio Léo e os dois iniciaram a vida pública. “O tio Léo foi uma extensão de toda a nossa família”, destacou, agradecendo a homenagem prestada pela Câmara, que foi sua casa durante seis mandatos, inclusive trabalhando ao lado de Roberto Façanha e Tadeu Vieira.

Mais homenagens

A Sessão Solene foi marcada ainda por outras homenagens, como parte do Dia do Servidor Público. Entre os homenageados estava Renato dos Santos, servidor inativo aposentado pela própria Câmara Municipal, juntamente com Wanda dos Santos Mendes, outra homenageada.

Aliás, coube a Renato falar em nome dos servidores. Ele, inclusive, lembrou o período em que foi vereador da Casa, bem como o período em que fez parte do quadro de servidores do Poder Legislativo corumbaense.

Além de Renato e Wanda, foram homenageados Francisca Beverly de Franco Freitas, Laudício Franco de Oliveira, Regina da Silva Katayama, Rogério Françoso, Mercy Flores de Oliveira, Claudio Moacir dos Santos e Roberto Malhorquim Santana, todos servidores inativos; além de Maria Paula da Silva, Adriana Roa Fontes e Claudete Anache Mansiglia, todas pensionistas.

A Câmara homenageou ainda servidores ativos: Armando Miranda Cândia, Edmir de Paulo, Erodante Milton Ribeiro Filho, Iolanda Victório da Silva Filha, Janes da Silva Stral, José Carlos Ribeiro da Cruz, José Luiz da Cruz Martins, Júlio César Bravo, Luiz Carlos Fonseca Vieira, Luís Felipe de Medeiros Guimarães, Nereide Moreira de Araújo e Silmiria Lima.

Heroísmo

Também por iniciativa de Tadeu e apoiada pelos demais vereadores, receberam moções de congratulações pelo heroísmo e bravura no desfecho do assalto à Farmácia Pague Menos, localizada na área central da cidade, oportunidade em que a guarnição comandada pelo cabo Gustavo, que estava de serviço no dia, e as equipes de apoio, prendeu um dos assaltantes, com o segundo vindo a óbito.

Os homenageados foram: segundo tenente Adalberto de Moraes Gomblan; terceiro sargento Romel Adriano Ojeda; terceiro sargento Adélcio Manchilha; terceiro sargento Franque Roosevelt Vilalva; terceiro sargento Caio Cezar Velasco da Cunha; cabo Valdimilson Reis Mendes; cabo Emerson Campos Santiago; soldado Maicon Miller Franco Valiente; soldado Kaike Costa de Oliveira, e a soldada Gleiciara Borges Camargo.

Por corumbaonline