As queimadas no Pantanal continuam sendo o foco das atenções dos vereadores corumbaenses que, unânimes, cobram uma minuciosa investigação para apurar as causas dos focos e punir os culpados dentro dos rigores da lei.
Na sessão de ontem, terça-feira, 24, o tema voltou a ser debatido na Casa de Leis durante aprovação de um requerimento em regime de urgência apresentado pelo vereador Elinho Junior, em que pediu ao Governo do Estado, à Prefeitura Municipal e ao Comando da Marinha, a ampliação da parceria entre as instituições, nas ações de combate às queimadas na região.
Elinho destacou a importância de se utilizar navios da Marinha do Brasil que possuem bombas de água instaladas para combater as queimadas. Ele sugeriu ainda o estabelecimento de uma parceria, por meio de convênio entre os poderes públicos nesse sentido.
“As queimadas estão atingindo níveis alarmantes e os prejuízos afetam tanto o meio ambiente como a população, causando danos irreversíveis ao nosso Pantanal”, justificou em seu requerimento.
Durante a discussão do assunto, vereadores ressaltaram a necessidade do estabelecimento de forças para combater os focos que surgem de forma frequente, visando minimizar a situação que já se alastra por quase um mês.
Lembraram que desde o início das queimadas na região da Baia do Tamengo e na região da Baia do Castelo, no início do mês, a Casa tem buscado apoio das autoridades estaduais e federais, visando o estabelecimento de uma grande força tarefa, para conter avanço das chamas, inclusive junto ao vice-presidente da República, Geraldo Alkmim que havia assumido a presidência na viagem de Lula, e que resultou em uma série de ações positivas para o combate às chamas no Pantanal.
Agora, além de fortalecer ainda mais estas ações, os vereadores cobram uma investigação minuciosa para apurar as origens dos focos, com punições rigorosas, se realmente estão sendo causadas de forma irresponsável pelo ser humano, tendo em vista que, nos últimos anos, os focos estão ocorrendo sempre nas mesmas regiões.
Além de Elinho, que enfatizou de os pantaneiros serem os maiores defensores do bioma, usaram a palavra os vereadores Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Roberto Façanha e Allex Dellas, e a vereadora Raquel Bryk, que aprovaram o requerimento junto com os demais vereadores presentes: Alexandre Vasconcellos, Nelsinho Dib, Daniel Brambilla, Genilson José, Samyr Sadeq, Gaúcho da Pró-Art e Yussef Salla.