Na Boca do Túnel

27 de agosto de 2018

GIRO DO BRASILEIRÃO 2018

Flamengo cede empate para América-MG no fim e vê líder São Paulo se distanciar

O Flamengo visitou o América-MG, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro e sofreu com um empate com sabor de derrota. O Rubro-Negro encaminhava a vitória fora de casa, para colar no líder São Paulo, quando aos 42 do segundo tempo sofreu o gol que impediu a vitória. A partida terminou 2 a 2.

O primeiro tempo começou com domínio do Flamengo e gol no início. Aos 14 minutos, Renê recebeu na esquerda e cruzou de perna direita para Éverton Ribeiro. O camisa 7 apareceu livre de marcação e testou sozinho para o gol. Aos 22 minutos o América empatou. Wesley recebeu no lado direito da intermediária do Flamengo e jogou a bola na área. Ela vai até Rafael Moura, que ganhou de Léo Duarte, e cabeceou para o fundo da rede do Rubro-Negro. No segundo tempo o jogo foi definido. Aos 15 minutos, Éverton Ribeiro apareceu pela direita, puxou para dentro e jogou a bola na área. Lucas Paquetá apareceu sem marcação e desviou de cabeça para desempatar. Quando a vitória se encaminhava para o time carioca, Cuéllar foi expulso, dificultando a situação do Flamengo que foi pressionado. Aos 42 minutos veio o castigo. Marquinhos cobrou falta com categoria e ela explodiu na trave. No rebote, a bola sobrou para Gerson Magrão que botou a cabeça na bola e mandou para o fundo da rede, dando números finais a partida.

Botafogo vence o Sport por 2 a 0 no Engenhão e se afasta da zona de rebaixamento

O Botafogo finalmente reencontrou a vitória, ao bater o Sport por 2 a 0, no Nilton Santos. Foram cinco jogos de jejum, três deles já sob o comando de Zé Ricardo. Mais do que uma posição na tabela de classificação do Brasileiro, o Alvinegro ganha tranquilidade para trabalhar, agora em 11º. O primeiro resultado positivo do treinador e o gol de Aguirre, que desencantou, aos supersticiosos, pode ser sinal de que a maré de azar ficou para trás.

Noite para esquecer! Fluminense perde para Cruzeiro e vê Pedro sair com lesão no joelho

Em jogo com dois gols contra, o Fluminense até lutou, mas foi dominado e derrotado por 2 a 1 pelo Cruzeiro, no Mineirão. De quebra, ainda perdeu o atacante Pedro, convocado para a Seleção, com torção no joelho direito, e pode cair algumas colocações no Campeonato Brasileiro, se afastando do G-6, com 26 pontos. Já o time mineiro chegou aos 30 e continua no sétimo lugar.

Inter valoriza ponto contra o Palmeiras e encara empate com naturalidade

O Internacional não fez qualquer crítica ou lamentação ao empate em 0 a 0 com o Palmeiras neste domingo (26). O 0 a 0 no Beira-Rio manteve o time gaúcho em segundo na classificação. “É claro que gostaríamos de ter vencido, mas não conseguimos. O adversário é muito qualificado, um jogo difícil, tentamos até o final mas temos que valorizar este ponto. O importante é pontuar e agora vamos buscar a vitória fora de casa no próximo jogo”, disse o lateral naturalidade.

Segundo jornal, estádio marcado na história do Vasco só tem mais dez anos de vida útil

Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, para os ‘íntimos’ Monumental de Núñez. O maior estádio da Argentina, com quase 62 mil lugares, é a casa do River Plate e já até sediou Copa do Mundo. O local também é muito importante na história de um clube carioca. O Vasco, durante a conquista da Libertadores de 1998, marcou um gol emblemático de Juninho, que até virou música. E agora, em 2018, tal monumento argentino e da história do futebol pode estar com os dias contados.

Segundo especialistas e engenheiros, a estrutura da construção e os aparatos de segurança só aguentarão mais dez anos de uso. Diretoria do River Plate já planeja a construção de um novo e moderno estádio.

Rival do Flamengo na libertadores utilizou jogador irregular, mas não será punido

O volante Bruno Zuculini, do River Plate, tem uma suspensão de dois jogos a cumprir em competições sul-americanas, mas disputou as sete partidas que a equipe da Argentina fez na atual edição da Copa Libertadores, incluindo duas contra o Flamengo, pela fase de grupos, e o duelo de ida das oitavas de final contra o Racing. Na noite de quinta-feira, em um comunicado oficial, a Conmebol admitiu que um erro administrativo possibilitou ao jogador estar em campo sem qualquer problema.

“No dia 12 de fevereiro do corrente ano, em uma resposta a uma consulta do River Plate, por um erro administrativo se omitiu a informação de que o citado jogador (Zuculini) está suspenso por duas partidas”, informou a Conmebol.

Achegas dos primórdios do Campeonato Mato-Grossense

Ao pesquisar, analisar e entender os campeonatos estaduais, oficializados ou não, encontramos grande variedade de características próprias, devido às condições econômicas, geográficas e políticas de cada estado brasileiro. As riquezas estão na diversidade contida nas suas características diferentes e peculiares, deste grande “país continental” chamado Brasil. Os exemplos mais exóticos estão nos campeonatos do antigo “Estado do Rio” e do grande e antigo Estado do Mato Grosso e seus desmembramentos, incluindo também os estados do Piauí e de Minas Gerais, que já tiveram dois campeonatos oficiais em diferentes regiões, Parnaíba e Teresina; Belo Horizonte e Juiz de Fora, respectivamente.

O antigo Estado do Mato Grosso, um dos maiores em extensão territorial, com grandes distâncias entre suas cidades, foi desmembrado em 3 Estados. Sua colonização aconteceu em várias frentes e formas, seja no extremo Oeste pela Bacia do Prata, a leste por vários caminhos e rios, ou ao Norte pela bacia amazônica. Em 1943 no Governo de Getúlio Vargas, foram criados 2 territórios em áreas do Mato Grosso: O Território de Ponta Porã ao sul, que extinguiu após 3 anos, e o Território de Guaporé ao norte, atual Estado de Rondônia.  Em 1979 houve a divisão com a criação do Estado do Mato Grosso do Sul.

Ao pesquisarmos os campeonatos mato-grossenses, deparamos com a Federação Mato-grossense de Futebol ainda divulgando parcialmente a história do futebol de seu Estado, desconsiderando o que aconteceu em outros centros, tão importantes como da capital, Cuiabá. Esta desinformação está resultando que muitos, ou todos, a reproduzirem esta parcialidade, incluindo também a Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul.

Vamos aqui, no blog Historia do Futebol, começar a esclarecer sua rica história ocultada e esquecida.

Os primórdios do futebol no antigo Estado do Mato Grosso aconteceram em várias cidades mato-grossenses, principalmente em Corumbá e Cuiabá, quase que simultaneamente, com times oriundos de estudantes representando seus colégios ou militares.

Em 1910 em Corumbá existia o FBC Sul América, Nacional Club e FBC Sete de Setembro.

Em 1913 na capital Cuiabá, o Cuyabá Foot-Ball Club da Escola Modelo (alvi-negro) e o Internacional da Escola Senador Azevedo (alvi-rubro).

Em 1914 a fundação do eterno Corumbaense Foot-Ball Club.

As primeiras Ligas também quase surgiram simultaneamente.

Em 1921 a fundação da Liga Matto-grossense de Sportes Athleticos em Corumbá, com sub ligas em Miranda, Campo Grande e Aquidauana.

Ano que aconteceu o primeiro campeonato da LMSA em Corumbá, saindo-se campeão o CorumbaenseFoot-Ball Club, com a participação do também eterno Riachuelo Foot-Ball Club, mais o Commercio Sport Club (alvi-verde). Outros campeonatos transcorreram com mais um clube de Ladário, o Ladário Sport Club (à confirmar, ser ou não, o “crusmaltino” Ladário Atlético Club, com escudo, uniforme e estádio publicado por Sergio Mello).

Em 1924 a fundação da Liga de Cuiabá, com dados ainda desconhecidos.

Em 1928, Corumbá a Liga muda de nome e representatividade para Federação Sportiva Matto-grossense, filiando-se a Federação Nacional a época, a CBDA – Confederação Brasileira de Desportos Atheticos, representando o Estado do Mato Grosso e organizando a seleção mato-grossense nos campeonatos brasileiro de seleções todos os anos até 1942.

Neste ano a FMS de Corumbá organizou o primeiro campeonato estadual mato-grossense com os campeões citadinos ou representantes. O campeão foi o representante Corumbaense (Corumbá, Ladário e Miranda), sendo desconhecido até então seu nome, podendo ser um combinado dos clubes de Corumbá e disputou a final com a Sociedade Sportiva Campograndense, vencedor do Sul (Campo Grande, Aquidauana, Maracajú e Ponta Porã).

Em Campo Grande, surgiram os clubes da SS Campograndense, do Militar, do SC Americano, do Clube Recreativo Amambahy, do Commercial Sport Club (alvi-negro), do Democrata Foot-Ball Club (alvi-anil) e do Internacional FC (alvi-verde / ex-Guarany SC).

Em Aquidauana o time do 6 º Batalhão do Exercito, o Aquidauanense Foot-Ball Club e o Oriente Sport Club.

Em Maracajú, o Maracajú Sport Club.

Em Ponta Porã, o Ponta Porã Foot-Ball Club.

Em Miranda, o Imparcial Mirandense Foot-Ball Club, o Bela Vista Brasileira, o Bela Vista Paraguaya, o Universal Mirandense e o União Sportiva Mirandense.

Em Porto Murtinho, a filiação da Liga Sportiva Murtinhense a FMS de Corumbá, composta pelo Sport Club Murtinhense e  o Commercio Foot-Ball Club.

Enquanto isto, em Cuiabá, surgiram: Clube Pátria, Bilac, Guarany (ex-Internacional), Tupy FC (rubro-negro), Sport Club Cuyabano (alvi-negro), Palmeiras (alvi-rubro), Americano Foot-Ball Club, Associação Atlética Typográphica e o eterno Mixto Sport Club. (não tenho registro dos campeonatos cuiabanos deste período)

Participantes do 2º campeonato estadual organizado pela FSM:

1929 / Federação Sportiva Matto-grossense  / Campeonato Corumbaense

1º           Combinado de Corumbá             Corumbá

2º           Soc. Sportiva Campograndense               Campo Grande

Liga Sportiva Mirandense            Miranda

Aquidauana Foot-ball club          Aquidauana

Ponta Porã Futebol Clube           Ponta Porã

Maracajú Sport Club      Maracajú

Zona Norte: Corumbá e Miranda, foi disputado pelos combinados das cidades: A Liga Sportiva Mirandense e a seleção de Corumbá dos 4 clubes filiados a FSM.

Zona Sul: Campo Grande, Aquidauana e Ponta Porã. O SC Flamengo de Bela Vista desistiu antes de começar.

Em 1930 em Campo Grande a fundação da Aliança Sportiva Campograndense,  com filiação com a FSM de Corumbá: Sociedade Sportiva Campograndense, Internacional Sport Club e Clube Recreativo Amambay. O campeão de ano foi Sport Club Syrio, que alem da participação dos fundadores teve também o DemocrataFoot-ball Club.

Filiados em 1931 na FEDERAÇÃO SPORTIVA MATOGROSSENSE

– Comércio Sport Club (Corumbá)

– Corumbaense Futebol Clube (Corumbá)

– Ladário Atlético Clube (Corumbá)

– Imparcial Mirandense Futebol Clube (Miranda)

– Universal Futebol Clube (Miranda)

– Comércio Futebol Clube (Porto Murtinho)

– Murtinhense Sport Club (Porto Murtinho)

– Sociedade Sportiva Campograndense (Campo Grande)

– Sport Club Flamengo (Bela Vista)

– Aquidauana Futebol Clube (Aquidauana)

– Maracajú Sport Club (Maracajú)

Em 1936 foi fundado a “Liga Esportiva Cuiabana” (LEC).

1936 / Liga Esportiva Cuiabana / Campeonato Cuiabano

1º           Commercio Sport Club  Cuiabá

2º           Americano Esporte Clube           Cuiabá

3º           Club Sportivo Dom Bosco            Cuiabá

4º           Paulistano Esporte Clube            Cuiabá

5º           Mixto Sport Club             Cuiabá

6ºi          Sport Club Destemido   Cuiabá

7º           Ass. Atlética Typográphica          Cuiabá

1936 /  Federação Sportiva Matto-grossense / Campeonato Corumbaense

Corumbaense Foot-Ball Club     Corumbá

Riachuelo Foot-Ball Club              Corumbá

Ladário Athletico Club   Corumbá

Mato Grosso     Corumbá

Incompleto

1936 / Liga Esportiva Municipal Campograndense / Campeonato Campograndense

Esporte Clube Juventus               Campo Grande

Soc. Sportiva Campograndense               Campo Grande

Royal Futebol Clube       Campo Grande

Estudantino Esporte Clube         Campo Grande

Gremio Esportivo Renner           Campo Grande

Em 1938 em Campo Grande o campeão foi o SS Campograndense, ano de fundação do grande e famoso Operário Futebol Clube.

1938 / Liga Esportiva Cuiabana / Campeonato Cuiabano

Comércio Futebol Clube              Cuiabá

Clube Esportivo Dom Bosco       Cuiabá

Americano Esporte Clube           Cuiabá

16º Batalhão de Caçadores (verde-anil)               Cuiabá

Em 1939 em Campo Grande o campeão foi o Esporte Clube Juventus (alvi-anil)

1939 / Liga Sportiva Aquidauanense / Campeonato Aquidauanense

Operário Athletico Club               Aquidauana

Centro Esp. Marechal Mallet     Aquidauana

Sport Club Brasil              Aquidauana

Palmeiras Foot-Ball Club              Aquidauana

Sport Club XV de Agosto             Aquidauana

SC Independente mudou de nome para XV de Agosto

Em 1939 em Cáceres foi fundado o Club Atlético Cacerense e o Rex Club .

1942 / Liga Esportiva de Corumbá / Campeonato Corumbaense

1º           Corumbaense  Foot-Ball Club    Corumbá

1942 / Liga Esportiva Municipal Campograndense / Campeonato Campograndense

1º           Operário Futebol Clube               Campo Grande

Andaraí Futebol Clube  Campo Grande

Esporte Clube Juventus               Campo Grande

Soc. Sportiva Campograndense               Campo Grande

1942 / Liga Esportiva Cuiabana / Campeonato Cuiabano

Clube Esportivo Dom Bosco       Cuiabá

Paulistano Esporte Clube            Cuiabá

Americano Esporte Clube           Cuiabá

Mixto Esporte Clube      Cuiabá

Estado Novo Esporte Clube        Cuiabá

Esporte Clube Terceiro Distrito Cuiabá

Em 26 de maio de 1942, a Liga Esportiva Cuiabana muda de nome e estatuto para Federação Matogrossense de Desportos, por obrigação de Lei Federal, que determinou que as capitais seriam sede da organização do Desporto do Estado pelos clubes e ligas, participando da fundação:

Americano Esporte Clube,

Clube Esportivo Dom Bosco,

Estado Novo Esporte Clube,

Paulistano Futebol Clube,

Terceiro Distrito Esporte Clube,

Liga Esportiva de Corumbá,

Liga Mirandense de Futebol,

Liga Esportiva Aquidauanense,

Liga Municipal de Amadores de Campo Grande e

Liga Três-lagoense de Desportos.

Mesmo com a nova federação na capital Cuiabá, as Ligas continuaram a organizarem os campeonatos citadinos, somados com surgimento de outros campeonatos citadinos importantes como de Dourados e Tres Lagoas, sem a realização de um campeonato verdadeiramente estadual.

Em setembro de 1943, o Presidente Getulio Vargas, criou 2 territórios federais no Estado do MT com intuito de proteger as fronteiras:

O Território Federal de Guaporé na região norte, incluindo o município amazonense de Porto Velho (capital). Nesta região do estado do Mato Grosso, já existia o campeonato citadino de Guajara Mirim, e recebia esporadicamente a visita para jogos amistosos de clubes de Cuiabá, Corumbá e Campo Grande.

O Território Federal de Ponta Porã na região sudoeste, formados pelos municípios de Ponta Porã(capital), Porto Murtinho, Bela Vista, Dourados, Miranda, Nioaque e Maracaju. A capital foi transferida para Maracaju em 31 de maio de 1944 voltando a Ponta Porã em de 17 de junho de 1946. O território foi extinto em 18 de setembro de 1946 e reincorporado ao então estado de Mato Grosso. Nestes municípios já existiam os campeonatos citadinos e as participações de seus clubes nos campeonatos mato-grossenses, realizados pela Federação sediada em Corumbá. Embora ainda não pesquisado detalhadamente nos jornais locais, os campeonatos citadinos de Ponta Porã e/ou de Maracaju foram os campeonatos principais do Território, neste curto periodo de 1943 a 1946, podendo ser considerando seus campeões, também como campeões territoriais.

Autor: Antonio Mario Ielo

Por corumbaonline

Sair da versão mobile