Na Boca do Túnel

6 de janeiro de 2024

Reginaldo Coutinho – Delegado sindical dos radialistas de Corumbá, cronista esportivo, locutor apresentador do programa Transahits na rádio Transamérica

Câmara autoriza despesa com o futebol profissional de até meio milhão de reais

Tudo isso para o Corumbaense Futebol Clube disputar o estadual da serie A, com estréia no próximo dia 21 deste mês. A muito o clube da avenida Gal. Rondon depende do poder público, e esse montante nunca tem a devida prestação de contas, é impressionante a atual diretoria, reclama aos quatros cantos da cidade que está “ruim”, mas não largam o osso, até aqui demonstraram não entender bem da gestão esportiva, conseguiram através de transferência da CBF, em razão de ter passado de fase na Copa do Brasil, 1 milhão, ficaram devendo 850 mil reais, embora a conta não feche, será sempre a mesma coisa, igual filhote de passarinho no ninho, sempre de bico aberto para receber alimento($$$$). Não se comenta nada a respeito da formação do elenco para o estadual, com o que disputaram a serie B, talvez os principais atletas foram embora, principalmente o goleiro que foi a salvação para sentirem o “cheirinho”, já são três vice na serie B. Agora tudo vai funcionar meia boca e ainda vão reclamar que não tiveram ajuda, a começar pelo estádio Arthur Marinho, já não pagam aluguel, se souberem fazer a devida divulgação dos jogos com algum atrativo para a torcida, vai dar renda boa, os laudos não serão eles que irão pagar, querem mais o que? Parece pouco o meio milhão comparado com alguns clubes do estado, creio que o Costa Rica é que tem o maior aporte financeiro para a temporada, na chave do Carijó acredito que os orçamentos também são modestos, porém o envolvimento dos dirigentes com o futebol é maior, por isso conseguem formar elencos bem mais competitivos, interessante é que com a avalanche de atletas estrangeiros a nível de brasil, a diretoria de ouro é incapaz de manter contato com a Bolívia e trazer alguns atletas que possam fazer a diferença na competição, preferem as mesmas figurinhas de sempre que chegam com status de craque e não rendem nada. Lembrando que o Corumbaense estreia fora contra o Dourados Atlético Clube, as 15:30, estádio Fred Saldivar (Douradão), dia 24, recebe o Novo as 19 horas no Arthur Marinho, dia 28 vai em Ivinhema, no estádio Saraivão, as 15:00, dia 10/02, Arthur Marinho, as 18:00, recebe o Aquidauanense (turno)

Já no returno serão os seguintes jogos: dia 17/02 estádio Arthur Marinho, 18:00 Dourados Atlético Clube, dia 21/02 estádio Sotero Zarate as 17:30 o Novo FC, dia 24/02 estadio Arthur Marinho as 18:00 Ivinhema, dia 10/03 no estádio Noroeste, o  Aquidauanense.

Com dois de Enzo Monteiro, Santos bate Remo de virada e estreia na Copinha com vitória

Na noite de quinta-feira, o Santos deu seus primeiros passos na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2024. Sob chuva, o peixe estreou com o pé direito ao vencer o Remo de virada, por 2 a 1, na arena Inamar, em Diadema (SP). Enzo Monteiro (2x) fez os gols dos Meninos da Vila, enquanto Matheus Grecco descontou para os visitantes.

Com o triunfo, a equipe paulista somou seus primeiros três pontos no grupo 26 da copinha. No entanto, o Santos ocupa a vice-liderança por conta do menor saldo de gols – mais cedo nesta quinta, o Água Santa goleou o Nova Venécia-es por 4 a 0.

Em seu próximo desafio pela maior competição de base do Brasil, o Santos terá pela frente o Nova Venécia. A bola rola neste domingo, às 17h15 (de Brasília), na arena Inamar, pela segunda rodada da Copinha.

O Remo, por sua vez, precisará se recuperar se quiser seguir vivo no torneio. O time do Pará encara o Água Santa, também neste domingo, mas um pouco mais cedo, às 15 horas.

O Santos iniciou a partida pressionando o Remo e dando trabalho ao goleiro João Victor. E foi logo aos seis minutos que o peixe chegou com perigo. Hyan avançou sozinho pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro. A bola passou por todo mundo e Gabriel Bontempo finalizou, mas o arqueiro rival fez um milagre para impedir o 1 a 0 do time paulista.

Aos 21 minutos, o Santos assustou o Remo novamente. Miguelito conseguiu bom espaço pelo lado direito e adentrou a grande área, finalizando com a perna direita na trave do goleiro João Victor.

E foi com 26 minutos que os meninos da vila abriram o marcador. Após bate e rebate no meio da pequena área, a bola sobrou com Gabriel Bontempo, que apenas completou para o fundo das redes. No entanto, a arbitragem marcou impedimento e o tento foi anulado.

No segundo tempo, o Santos começou pressionando novamente. Miguelito ficou a bola pela esquerda e avançou, cruzando para dentro da grande área. Hyan dominou no peito e finalizou para ótima defesa do arqueiro do remo.

Mas foi o remo quem inaugurou o marcador. Após lançamento da defesa, Thiago ficou com a bola, mas falhou e perdeu a bola para Matheus Grecco. O atacante partiu em velocidade e bateu forte na saída do goleiro para fazer o primeiro gol do jogo.

Porém, o peixe não desistiu e foi em busca do empate. Aos 24 minutos, Luca Meireles avançou pela direita e cruzou alto. Enzo Monteiro se adiantou à zaga rival e cabeceou para o fundo do gol, sem chances de defesa para João Victor: 1 a 1.

Em jogada muito parecida com a do primeiro gol, os Meninos da Vila conseguiram a virada. João Victor cruzou pelo lado direito e Enzo Monteiro se antecipou e finalizou, de peixinho, para virar o duelo para o Santos.

Aos 35 minutos da segunda etapa, os donos da casa tiveram uma chance de ouro para ampliar. Enzo Monteiro foi derrubado pelo goleiro João Victor e a arbitragem marcou pênalti. O arqueiro, porém, se redimiu – na cobrança, Miguelito bateu fraco no canto direito e desperdiçou a cobrança.( Gazeta press)

Árbitros e assistentes participam de pré-temporada para o campeonato estadual

O campeonato sul-mato-grossense 2024 começa no próximo dia 21, mas não são apenas os dez clubes participantes que estão em preparação visando a estreia. A comissão de arbitragem da federação de futebol de mato grosso do sul (FFMS) convocou árbitros e assistentes para um período de avaliação e reciclagem, entre os dias 18, quinta-feira, e 21, domingo, em Campo Grande.

Para a chamada pré-temporada, foram chamados 47 árbitros e 44 assistentes, entre homens e mulheres. Além das atividades práticas, treinos teóricos acontecem no auditório do hotel Internacional, onde ficam hospedados. Além de instrutores locais, um outro indicado pela CBF será um dos palestrantes. 

De acordo com Paulo César Pereira de Freitas, presidente da comissão de arbitragem da FFMS, esse período serve também para busca de padronização de critérios na arbitragem, de acordo com as novas determinações da CBF e da FIFA.

“Nós sempre nos reunimos periodicamente para alguns treinamentos práticos, mas há necessidade desse encontro anual para que todos os árbitros que vão trabalhar na série A, além de outros iniciantes. Vamos ter a presença de um instrutor da CBF, com apresentação das mesmas ferramentas, vídeos e outros utilizados nos cursos da entidade”, afirma. Será que tem alguém de Corumbá ou Ladário? Creio que pelo fraco desempenho não teremos representantes na arbitragem, exceto de 4º árbitro e delegado.

Por Da Redação