Na Boca do Túnel

23 de junho de 2023

Reginaldo Coutinho – Delegado sindical dos radialistas de Corumbá, cronista esportivo, locutor apresentador do programa Transahits na rádio Transamérica

Porque tanta violência no carente futebol corumbaense?

Quando haveremos de ter uma disputa que não se observe atos de violência dentro do esporte em Corumbá. Não se justifica alguns tumultos generalizados protagonizados por atletas e dirigentes que parece não querer a pratica  saudável principalmente por se tratar de um lazer no final de semana.

O fato ocorrido na Praça CEU foi além da paciência em tolerar essas atitudes esdrúxulas que não contribuem para o desenvolvimento proposto pela pratica esportiva, nisso contamina a nova geração de atletas que entram na “ONDA” e acaba ficando iguais aos atletas que costumeiramente vivem aprontando em nossos campos e em competições que tem por objetivo dar a oportunidade na formação de novos atletas que não se deixam contaminar por uma questão de cultura, se bem que boa parte das “CONFUSÕES”, sempre é oriunda da parte externa, onde se estabelece uma pressão negativa, o que acaba influenciando nessas atitudes de selvageria.

De sorte que houve a intervenção precisa de um experiente desportista, o qual fez cessar a briga generalizada que poderia ter um final trágico, em que 7 envolvidos foram identificados pela equipe de arbitragem.

Não sei em quem esses caras se espelham, assistem a jogos na TV, mas sempre querem ser viris na disputa de uma jogada, sempre com uma má intenção que visa estritamente o seu adversário, onde o futebol perde de goleada para esse grupo de atletas e dirigentes que não entenderam ainda que dentro do campo de jogo e fora dele, tem que se ter o devido respeito mutuo, o que esta faltando para que essa pratica seja mais saudável do ponto de vista em que a Regra é clara, pois a interpretação dos lances que envolvem uma partida de futebol é estritamente da Equipe de Arbitragem e não dos atletas e dirigentes que tem que cumprir a regra do jogo.

Tem que haver uma renovação total começar a punir exemplarmente, de acordo com a Lei maior, que regra a disciplina em todas as modalidades, O CBJD.

O interessante é que esses atletas e dirigentes que sempre estão envolto a problemas no campo de jogo, acabam sendo reincidentes, o que agrava a sua condição de réu primário, talvez uma atitude mais enérgica do Egrégio TJD e suas Comissões Disciplinares, possam de certa forma refrear aqueles que não tem um comportamento que não se inserem no “Fair Play”, esperemos dias melhores quanto o que é previsível e a pratica seja de fato um lazer que contribui para uma melhor qualidade de vida.

As “lives” vem dominando as transmissões esportivas

Uma nova ferramenta vem dominando as transmissões esportivas em tempo real e atingem um publico cada vez mais exigente e quem assim se dispuser a fazer as “LIVES”, tem que usar a ferramenta de forma precisa, boa parte das “LIVES” tem a aceitação plena dos internautas que estando longe da terra natal, curtem e enviam comentários para a família, esse feedback é bem importante no mundo virtual.

Nessa seara, quem vem deslanchando muito bem, é o meu amigo Cezar Silva na cidade de Miranda, fazendo a cobertura da 39ª MIRANCOPA, juntamente com o Giovani Barreto neste evento Emblemático, sem dúvida um dos maiores em nível de Mato Grosso do Sul. A dupla interage com os internautas através de dois canais: Facebook e Youtube, no Face é na Pagina do Cezar Silva e o Youtube é no Tic Tac Esportivo.

Trabalhei junto com o Cezar Silva na Rádio Vida FM, hoje desativada, mas teve fundamental importância na transmissão via LP, da decisão da Copa Morena em que Miranda foi campeã no Ginásio da UCDB, em uma manhã memorável com um único gol do Bernardo, atleta esse do Rio Grande do Sul, talvez esse feito inédito deu ao Cezar Silva uma visão mais ampliada da importância de uma de transmissão, depois rodamos algumas cidades pelo Estado o que veio agregar valores bem importantes para a continuidade desse extraordinário trabalho em prol do Esporte da Cidade de Miranda, agora que encontrou um parceiro a altura para ter continuidade desse magnífico trabalho. Giovani Barreto, tem tido uma participação bem expressiva, interage com os internautas, pois a ferramenta exige essa interatividade. Assisto o brilhante trabalho dessa dupla que vem dando certo, torço pelos amigos para que amplie cada vez mais esse trabalho que às vezes é espinhoso, mais gratificante por estar se dedicando aquilo que os preenche como profissionais.

Parabéns Cezar Silva e sucesso sempre em breve estarão juntos para participar de uma jornada esportiva, lembrando que o Cezar Silva voltou a participar da Rádio Xaraés, Líder de audiência, esse Amigo é uma referencia no Esporte em Miranda.

Por Da Redação