Prefeitura e Governo do Estado se reuniram ao longo de toda a manhã desta terça-feira, 03 de abril, para discutir toda a estrutura logística para a 14ª edição do Festival América do Sul Pantanal (FASP), que vai acontecer em Corumbá de 24 a 27 de maio. O evento deste ano terá atividades nas cidades de Corumbá, Ladário e nas bolivianas Puerto Quijarro e Puerto Suárez.
“Fechamos as demandas que ficam por conta do Município. O Festival é nosso e a população deve se apropriar”, disse o diretor-presidente da Fundação da Cultura, Joilson Silva da Cruz. Ele destacou que a reunião definiu um “alinhamento” fundamental para o sucesso do evento.
Na programação do FASP está prevista a presença de participantes de 10 países do continente sul-americano, envolvendo várias áreas artísticas como artesanato, artes cênicas, cinema, artes visuais, literatura, gastronomia e música. O Festival terá várias atividades voltadas para o debate sobre o patrimônio histórico, a economia criativa e as artes de rua. Também estão programadas oficinas, palestras, exposições e um seminário sobre cultura e cidadania.
Produtor-executivo do 14° FASP, Jerry Espíndola, afirmou que a proposta do Festival deste ano é “valorizar a cidade a arte que acontece aqui, os artistas e os espaços”. Espíndola ressaltou que o Governo do Estado e a Prefeitura trabalham “para que Corumbá abrace o Festival; que tenhamos a presença da população em todos os eventos e que também a população se veja no Festival, veja seus artistas e sua cidade brilhando. Convocamos todos os corumbaenses a abraçar esse grande festival que vai acontecer”, disse.
A 14ª edição do Festival América do Sul Pantanal terá novidades no formato com uma programação intensa e reformulada. Contará com participação ativa dos estudantes, professores e artistas corumbaenses e ladarenses. O lançamento oficial do FASP está previsto para este mês de abril em Campo Grande e Corumbá.