Para dar início às suas atividades como Pontão de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, será sede de eventos que integram a programação da Campanha Julho Cultura Viva pelo Brasil, iniciativa criada pelo Ministério da Cultura (Minc) em comemoração aos 20 anos da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).

Integram o cronograma: oficina “O corpo que habitamos”, encontro “Diálogos Culturais” e festa “Nhô Moinho”.

“Iniciar nossa trajetória como Pontão de Cultura com eventos tão bacanas, integrando parceiros que também acreditam e incentivam as produções artísticas regionais, é uma grande alegria. Agora, mais do que antes, nosso objetivo é estabelecer essas conexões entre os diferentes tipos de arte e desenvolvimento. Queremos ser essa ponte.”, destacou Márcia Rolon, diretora e fundadora do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano.

A Nova Política Pública da Cultura e os programas do MINC são essenciais para o desenvolvimento do setor cultural no Brasil. Eles visam garantir o acesso à cultura para todos os cidadãos, promover a diversidade cultural e incentivar a produção artística em todo o país. O programa Cultura Viva, em particular, destaca-se por seu foco em reconhecer e apoiar iniciativas culturais comunitárias, ampliando a rede de Pontos de Cultura e fortalecendo a cultura local.

“Descentralizar a cultura é crucial para garantir que todos tenham acesso a manifestações culturais ricas e diversas, independentemente de sua localização geográfica. Levar eventos como o Diálogos Culturais para o interior e pequenas cidades é uma forma de democratizar o acesso à cultura, promover a inclusão social e valorizar as tradições locais”, pontua Fernanda Teixeira, coordenadora geral do Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Confira abaixo a agenda:

Oficina “O corpo que habitamos”
Data: 17 a 19 de julho
Horário: das 10h às 13h (com intérprete de Libras)

Realizado pela CIA DA IDEIA – Companhia de dança, a oficina “O corpo que habitamos” pretende disponibilizar aos participantes ferramentas de conhecimento de uso do próprio corpo e criação a partir do autoconhecimento, direcionadas para pessoas que tenham ou não experiências corporais prévias, e possibilitará que os participantes desenvolvam suas capacidades de interpretar sem a rigidez de uma estética de dança única, porém trabalhando conceitos amplos de dança como espacialidade, gravidade e suspensão, ritmo, coordenação, intenções de movimento, memória e improvisação. A oficina é gratuita, sendo 20 vagas disponíveis.

Diálogos Culturais
Data: 20 de julho
Horário: a partir das 9h

Uma realização do Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Moinho Cultural, o encontro Diálogos Culturais representa uma oportunidade única para discutir a Nova Política Pública da Cultura, programas do Ministério da Cultura (MinC), atividades do Comitê de Cultura, Cultura Viva e muito mais. A entrada é gratuita.

Os Comitês de Cultura desempenham um papel fundamental na articulação e implementação de políticas culturais em nível local e regional. Eles são responsáveis por identificar necessidades, propor ações e mobilizar recursos para promover a cultura de forma ampla e inclusiva.

Festa Nhô Moinho
Data: 20 de julho
Horário: 18h
Realização: Moinho Cultural

Idealizada pelo Pontão de Cultura, Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, com apoio do Comitê de Cultura de MS, o Arraiá este ano vem com o tema “Nhô Moinho na Bio” para falar, através da arte, sobre a importância da biodiversidade, também influenciada pela consciência sobre as queimadas.

Além das delícias, com cerca de 10 barraquinhas de comidas típicas espalhadas pelo espaço, a festa também contará com a dupla sertaneja Júlia e Renato para agitar a noite.

Falando em animação, parceiros também entraram na roda e chegam com suas danças típicas. A Quadrilha Chama Caipira, vencedora do concurso do Arraial do Banho de São João de Corumbá 2024, e a Quadrilha Salesianos, integram a programação da noite.

E não para por aí! Integra também a programação, apresentação da Cia de Dança do Pantanal, com “Janela do Dia”, e da OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal), com Forró do Meio do Dia.

Para contribuir com as atividades da casa, a entrada será uma doação a partir de R$10,00, que pode ser adquirida da recepção do Instituto, Domingos Sahib, 300.

Por Assessoria de Comunicação

Sair da versão mobile