O Memorial do Homem Pantaneiro participa da 16ª Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a partir do dia 19 de setembro.

Em Corumbá, o Memorial do Homem Pantaneiro vai abrir as portas para a abertura da 16ª Primavera dos Museus, com apresentação musical e de dança. O evento acontece no dia 23 de setembro (sexta-feira), das 19h às 21h.

Já no sábado (24), o Memorial recebe uma oficina de aquarela – “Aquarelar conhecimento e respeito à natureza para mais 200”, ministrada pela artista Grasiela Porfírio, do Ateliê Verde Inspira.

Nos dias 26 (segunda) e 27 (terça-feira), das 8h às 11h, acontece a palestra “Florada Pantanal, conhecendo flores e cores pantaneiras”, aberta para adolescentes e jovens das redes pública e privada de ensino.

O Memorial do Homem Pantaneiro abriu as portas para o público em 2021, com o intuito de valorizar o patrimônio histórico-cultural da região, preservar a memória e divulgar a identidade cultural regional. No local, é possível fazer uma verdadeira imersão pela cultura do homem pantaneiro. O museu funciona no edifício Casa Vasquez & Filhos, um dos prédios mais importantes de Corumbá e também sede do IHP (Instituto do Homem Pantaneiro), responsável pelo Memorial do Homem Pantaneiro.

“O Memorial do Homem Pantaneiro foi concebido para garantir a conservação da memória do homem pantaneiro. Além de ser a maior planície alagável do planeta, o Pantanal também é um espaço que respira cultura. E é uma cultura própria, diferenciada, com seus costumes próprios. Neste ano, participamos pela primeira vez da Primavera dos Museus e já vamos recepcionar o evento de abertura localmente”, afirma o presidente do IHP, Ângelo Rabelo.

Por Da Redação

Sair da versão mobile